Programando Fácil: Conhecendo a Computação

Autores:

  • RICHARD WILLIAM POTT ESP͍NDOLA
  • Augusto Weiand
  • NATÁLIA BERNARDO NUNES
  • Anelise Lemke Kologeski
  • Vitória de Souza Fabricio
  • MAURÍCIO BRAGA JULIO

Ano: 2018

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Educação

Resumo:
De acordo com dados fornecidos pelo IDEB, os alunos do nono ano do Ensino Fundamental das cidades de Osório e Tramandaí atingiram apenas em torno de 21% do aprendizado adequado em Matemática, e 40% em Português. Assim, é necessário que existam ações socioeducativas voltadas ao resgate do desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao uso adequado do raciocínio lógico, em proveito da melhoria da qualidade da educação básica. Então, através do projeto Programando Fácil, encontramos uma forma de discutir essa problemática com as escolas da região, contribuindo para a consolidação do conhecimento dos alunos, de forma lúdica, envolvendo o uso de jogos e do raciocínio lógico para o desenvolvimento do pensamento computacional. São oferecidas oficinas aos alunos das séries finais do Ensino Fundamental, das escolas da região do litoral norte, que abordam um primeiro contato com a Computação, com o uso da plataforma code.org, sendo esta uma organização sem fins lucrativos com objetivo de divulgar e ensinar programação a pessoas de todas as idades. Em cada oficina é realizado um teste avaliativo inicial e outro final, a fim de verificar e comparar os conhecimentos obtidos durante as atividades. As oficinas podem ser realizadas tanto no laboratório de informática da Escola convidada quanto nas dependências do IFRS Campus Osório, possibilitando também a divulgação dos cursos oferecidos na Instituição. Os resultados obtidos nas oficinas aplicadas até o momento, mostraram uma melhoria significativa, indo de 3,29 acertos iniciais para 4,44 acertos ao final da oficina, dentre 5 questões propostas, motivando o grupo a continuar aplicando o projeto, convidando outras escolas para participação. Assim o projeto atinge seus objetivos ao proporcionar uma melhoria no raciocínio lógico dos alunos, além de divulgar para a comunidade os cursos oferecidos pela Instituição. Até o momento, o retorno recebido dos participantes tem sido positivo, instigando os estudantes a conhecerem mais sobre a Computação, bem como, buscando impactar em uma melhoria nos resultados do IDEB a longo prazo. Além disso, conclui-se também que as atividades proporcionam um momento de compartilhamento e integração entre os estudantes e a comunidade, atendendo os propósitos da extensão.

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