Autores:
Ano: 2018
Nível de Ensino: Ensino Superior
Área do Conhecimento: Pesquisa - Linguística, Letras e Artes
Resumo:
O presente trabalho é a continuidade da pesquisa desenvolvida em 2017 intitulada “O uso do cinema no ensino da língua inglesa: a mise-en-scène”, um estudo teórico que buscava explorar as relações entre a linguagem fílmica e a linguística aplicada ao ensino do inglês. Tendo em vista que o atual projeto tem por objetivo ser a parte prática da pesquisa, foram desenvolvidas atividades levando em conta os estudos realizados até então, aplicados ao contexto do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do IFRS. Considerando que os livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático disponíveis para o ensino da Língua Inglesa no ensino médio carecem de conteúdos linguísticos específicos das áreas da Tecnologia da Informação e da Computação, o desenvolvimento de um repositório virtual, na forma de um site, que reúna atividades para o ensino de inglês com o uso de filmes, é um passo concreto no sentido de dar uma resposta a essa necessidade de gerar conteúdos de aprendizagem da língua estrangeira no contexto do ensino técnico em informática. Este projeto de pesquisa tem natureza bibliográfica e qualitativa, por isso consiste em leituras de textos das áreas da teoria do cinema, da linguística aplicada ao ensino do inglês e da semiótica, visando estabelecer elos entre essas áreas. Com o intuito de divulgar alguns resultados parciais do projeto, neste trabalho apresentaremos como o site pode ser utilizado como um recurso pedagógico, o que será ilustrado por uma sequência didática que dialoga com os contextos de uso da língua relacionados aos componentes técnicos do curso, desenvolvida com base no filme O Jogo da Imitação (2014), produção inspirada na biografia do criptoanalista britânico Alan Turing, que desenvolveu uma máquina considerada a precursora do computador.