O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E JOVENS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS

Autores:

  • Josi Schwarz
  • Pedro Chaves da Rocha

Ano: 2018

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Extensão - Direitos Humanos e Justiça

Resumo:
Tecnologia Assistiva (TA) é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida independente e inclusão. Nossa intenção com a escola Tristão é inserir os estudantes quanto às suas especificidades, para que possam dar prosseguimento aos estudos em outros níveis e espaços escolares.  Além disso, torná-los pessoas capazes de conseguir um emprego e promover uma condição de vida melhor, e que a comunidade os veja com igualdade de direitos.Neste contexto surgem alguns questionamentos:· Quais são e onde estão os problemas de interatividade das crianças e jovens em relação às Tecnologias Assistivas?· Que soluções tecnológicas e/ou pedagógicas devem ser aperfeiçoadas para o uso de aplicativos informáticos e de Tecnologias Assistivas com as crianças e jovens?. Objetivos: Proporcionar às crianças e jovens da escola Tristão e para os nossos alunos uma maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação da comunicação, mobilidade, controle do seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade, utilizando meios digitais e tecnologias assistivas agregadas às atividades pedagógicas desenvolvidas em sala de aula. Metodologia: É feito um protótipo deste material. Depois da confecção do protótipo, é feito um teste com o aluno, se o material não atendeu as necessidades voltamos e refazemos de outro modo, e é feito outro teste, material aprovado, é feita a confecção deste material e entregue para o aluno..Resultados finais - Durante o tempo de nosso projeto conseguimos colocar dois alunos no ensino regular, fizemos a transição das crianças para a nova escola e ainda auxiliamos a escola com os materiais que elas usavam para que ela pudesse adquiri-los e outros nós confeccionamos para eles.Ainda conseguimos fazer com que três alunos se formassem sabendo pegar ônibus, andar na rua sozinho, um deles já está até trabalhando de carteira assinada.Este ano se forma mais um sabendo o mesmo que os citados anteriormente

Baixar arquivo PDF