Dançarte - Oficina de Dança contemporânea

Autores:

  • JÚLIA OSCAR DESTRO
  • MORGHANA MACHADO DA ROSA
  • Agnes Schmeling
  • NATÁLIA BERNARDO NUNES
  • MARIANA AFONSO OST

Ano: 2018

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
Dançarte é a oficina de dança contemporânea inserida no projeto de ensino ‘Oficinas de dança’, vinculado ao programa ‘Música no IFRS - campus Osório’. Objetiva auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora, da familiarização dos alunos com diferentes ritmos e estilos da dança como forma de exercício físico e expressão corporal, além de contribuir como um meio favorável para socialização e para construção da cidadania. Ocorre semanalmente todas às sextas-feiras das 12h às 13h30min, na sala de educação física do campus. É ofertada aos alunos do ensino médio integrado, contemplando a Lei 13.278/16 que prevê o ensino das Artes (incluindo a dança) em território nacional como componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. Dançarte é ministrado pelas bolsistas PIBEN Júlia Oscar Destro e Natalia Bernardo e pela bolsista voluntária Morghana Rosa. Os encontros iniciam com uma dinâmica ou exercício de aquecimento e seguem com o ensaio de sequências de movimentos ao som de determinados ritmos musicais (funk, hip hop, sertanejo, polonaise, entre outros). Essa didática busca trabalhar a fixação coreográfica e a familiarização aos diferentes estilos musicais. A oficina de dança não pretendem formar bailarinos profissionais, mas sim oferecer aos alunos a possibilidade de aprender a expressar-se criativamente através dos movimentos corporais. Cumpre com seus objetivos além de refletir sobre a importância pedagógica da dança para o desenvolvimento da compreensão das habilidades corporais e motoras e de promover um espaço de diversão e descontração. Reiteramos que, a partir das experiências, os participantes socializam sensações e conhecimentos, estimulam o desenvolvimento de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. Até o presente momento atende a vinte e cinco alunos do ensino médio, que são frequentes, interessados e já realizaram três apresentações com reconhecimento do público e estão engajados em construir um espetáculo musical com a temática da história dos ritmos que nos rodeiam.

Baixar arquivo PDF