Projeto Praticar Matemática: aprender para ensinar, ensinar para aprender.

Autores:

  • Cassiana Mallet Cerqueira Garcia
  • Josias Neubert Savóis

Ano: 2018

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Extensão - Educação

Resumo:
O projeto Praticar Matemática: aprender para ensinar, ensinar para aprender visa oportunizar espaços para que os discentes do curso de Licenciatura em Matemática do IFRS Campus Osório possam se preparar para a prática docente através de estudos complementares sobre determinados conteúdos de matemática ensinados na educação básica, produção de material didático e uso de tecnologias para o ensino de matemática. Através de pesquisas e testagem de metodologias de ensino aplicáveis ao ensino de matemática, os discentes envolvidos na ação têm a oportunidade de aprofundar conhecimentos na área, eliminar dificuldades referente à falta de domínio de conteúdos de matemática e aplicar os conhecimentos adquiridos através de atividades de prática docente em escolas do município ou da região que apresentarem interesse em receber os futuros professores, disseminando assim, conhecimentos sobre a matemática para alunos e professores da região. Ao longo deste projeto serão elaborados materiais didáticos e estratégias de ensino com o intuito de produzir um aperfeiçoamento profissional dos futuros docentes de matemática. Uma das atividades desenvolvida neste projeto foi aplicada com êxito em duas turmas de 2° ano do Técnico Integrado em Informática do IFRS campus Osório onde foram construídas circunferências trigonométricas utilizando régua e compasso, e depois, com o auxílio do software dinâmico GeoGebra, visualizando de maneira mais dinâmica e lúdica as mesmas propriedades observadas na atividade anterior, fixando e aprofundando os conhecimentos sobre o conteúdo. Estas atividades produzidas com o auxílio do software Geogebra, que são consideradas facilitadores da aprendizagem, serão utilizadas para o ensino de matemática em outras ações que serão desenvolvidas através de oficinas em parceria com escolas municipais e estaduais da região. No momento, estão sendo produzidos tutoriais detalhados destes softwares a fim de facilitar a manipulação e incentivar o uso dos mesmos por professores e estudantes. Ao fim deste projeto, será possível fazer uma análise diagnóstica de como o uso se softwares didáticos na área da Matemática têm impactos positivos no cotidiano escolar, bem como mensurar o impacto das pesquisas e produção de materiais didáticos no aperfeiçoamento dos discentes do curso de Licenciatura em Matemática.

Baixar arquivo PDF