Oficinas de matemática - trabalhando funções com o ensino médio

Autores:

  • MONALISA DA SILVA
  • Fabiana Gerusa Leindeker da Silva
  • Jéssica Lopes Monteiro

Ano: 2018

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Extensão - Educação

Resumo:
O projeto de extensão Oficinas de Matemática, foi realizado entre os meses de outubro a dezembro de 2017, por um grupo de discentes do curso de licenciatura em matemática do IFRS Campus Osório. Este subdividiu-se em três grupos menores, sendo que um destes (grupo 3) teve como público-alvo alunos do ensino médio do município de Osório. Com a preparação e execução das oficinas, almejava-se como objetivo principal levar aos estudantes participantes a interpretação de gráficos e problemas envolvendo funções, utilizando o Geogebra como recurso tecnológico no processo. Ainda, indiretamente esperava-se que tal proposta contribuísse para a formação docente dos licenciandos-oficineiros. A proposta do projeto se justifica pelo fato de muitas vezes os alunos do ensino básico (tanto fundamental quanto médio) possuírem dificuldade na interpretação de funções através de gráficos. As etapas do projeto foram de preparação e execução, sendo que na primeira foi o momento de elaboração das atividades, sob a orientação da coordenadora do projeto; na sequência, a aplicação das oficinas ocorreram no dia 28 de novembro, nas dependências do IFRS, momento de pôr em prática tudo que fora preparado. Através de lâminas de apresentação foram abordados dois exemplos sobre o estudo das funções afim e quadrática e, a partir dessa problemática realizou-se a interpretação gráfica das questões, após foi entregue aos alunos alguns exercícios com enfoque na leitura gráfica dos problemas. Para finalizar os alunos receberam uma ficha para que pudessem colaborar com sugestões e críticas avaliando a oficina. Neste momento de finalização e avaliação, fêz-se uma análise reflexiva quanto as melhorias que poderiam ser implementadas em edições futuras. O projeto de extensão Oficinas de Matemática proporcionou aos discentes envolvidos uma experiência docente ao utilizar métodos necessários no processo de troca de conhecimentos, para que o processo de ensino-aprendizagem seja significativo e, apesar de algumas dificuldades encontradas, a oficina proporcionou aos alunos um momento diferente do contexto de sala de aula, sendo os debates e questionamentos imprescindíveis tanto para os alunos como para os ministrantes da oficina.

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