EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TRABALHANDO A SEPARAÇÃO DE RESÍDUOS SECOS E ORGÂNICOS NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores:

  • Adriele da Silva Carvalho
  • Maurício Cravo dos Reis

Ano: 2018

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Biológicas

Resumo:
Nesse projeto vemos o descarte correto do lixo em defesa do meio ambiente, tendo em vista a diminuição no consumo gerando menos detritos na atmosfera terrestre. De modo a ensinar os alunos a aplicar essas técnicas em seu cotidiano, ensinando-os a forma correta de descarte promovendo assim atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente. Mediante essa prática observamos que medidas simples podem gerar uma melhora na qualidade de vida das pessoas, com práticas para sensibilizar os alunos sobre a questão ambiental, com foco na separação dos resíduos secos e orgânicos. A educação ambiental vem ganhando cada vez mais espaço dentro do ambiente escolar nas últimas décadas, trabalhar os aspectos de caráter ambientais é educar os alunos de modo a saberem o impacto que suas ações ocasionam no ambiente em que vive, a separação dos resíduos de propriedades secas e orgânicas se trata de uma questão relevante a ser trabalhada em sala de aula, pois os alunos passam a ter conhecimento do lixo que produzem. A metodologia abordada para o desenvolvimento desta pesquisa explora tanto o campo quantitativo de estudo, quanto o qualitativo, sendo uma pesquisa de caráter quanti/quali, no sentido da pesquisa quantitativa o estudo compreende dados dos entrevistados através da aplicação de questionário e para análise de dados a pesquisa compreende o campo qualitativo. Tendo em vista a comparação das respostas segundo a semelhança das mesmas, com relevância no tema apresentado em sala de aula, para sensibilização dos alunos, com análise de dados como critério de estudo para apontar os resultados, entre as relações sociais dentro das respostas dos alunos entrevistados. No decorrer da inserção em sala de aula junto dos alunos, pode-se observar que o grupo de modo geral não teve grandes questionamentos sobre o assunto abordado em sala de aula, ao aplicar o questionário a grande maioria dos alunos responde de forma sucinta as questões que lhe são apresentadas, relatando o que compreenderam durante o momento de convivência.

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