O ÁLBUM ESCOLAR: ACERVO FOTOGRÁFICO, PERCEPÇÕES E HISTÓRIA DA ESCOLA POLIVALENTE EM OSÓRIO/RS

Autores:

  • Ezequiel Nunes Pires
  • Maria Augusta Martiarena de Oliveira

Ano: 2018

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
Esse trabalho faz parte do projeto de pesquisa intitulado “História e memória da educação profissional: Escola Maria Teresa Vilanova Castilhos - Polivalente, Osório/RS”, que desde 2016 se dedica ao estudo do acervo iconográfico da dita instituição. Para além dos objetivos de preservação da memória e história, também busca-se a caracterização e catalogação do acervo, com isso, produzindo um catálogo impresso em que seja possível tomar conhecimento e proporcionar percepções sócio-históricas acerca das fotografias, da instituição e local. As escolas polivalentes surgem com os acordos entre Ministério da Educação e United Agency for International Development. Em Osório, implementada em 1974, também tinha o objetivo de formação técnica no primeiro grau (hoje os anos finais do ensino fundamental). Em 1996, com o surgimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), as disciplinas técnicas ofertadas entram num processo de extinção. O estudo de uma instituição com essas características mostra-se essencial, visto que atualmente tem-se e fazemos parte de uma instituição de educação profissional, para a compreensão do papel dessa nova forma de ensino. As atividades de pesquisa começaram com o processo de digitalização do acervo fotográfico, em seguida começou-se a sua catalogação. Seguidamente, pensou-se em um recorte temporal, este vai de 1974 a 1996, respectivamente os anos de inauguração da escola e de implementação da LDB. Tem-se Grosvenor, como referencial teórico-metodológico, no que diz respeito à significação das fotografias, assim como suas contextualizações e entendimentos. As fotos foram divididas em duas grandes temáticas: atividades e espaços, que se dividem em atividades formais (52 fotos) e não-formais (343) e em espaços gerais/externos (34) e singulares/internos (23). Do total de 459 fotos, 150 fotografias são do período da década de 1970 e 277 de 1980. Ainda estão sendo contabilizadas as fotos da década de 1990, tendo até o momento 32 fotos. Para o catálogo e caracterização, pensou-se em preencher as seguintes informações para cada fotografia: Identificação/número, data, legenda, personagens, temática e palavras-chave, que estão dispostas em uma tabela. Percebe-se o registro, em maioria, de comemorações cívicas e a preocupação com os espaços onde as disciplinas técnicas aconteceriam.

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