Educação Inclusiva: Aprendendo Libras no IFRS - Campus Osório

Autores:

  • Aline Dubal Machado
  • JULIA JULIE DE OLIVEIRA
  • NATALLY ARBOITE BERZAGUI

Ano: 2018

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
Com o intuito de ampliar, compartilhar e também visibilizar a acessibilidade comunicativa entre surdos e ouvintes, criou-se o projeto “Aprendendo Libras no Campus Osório -IFRS”. O projeto de ensino oferece acesso ao aprendizado da Língua Brasileira de Sinais -LIBRAS- aos alunos do Campus Osório. Destinado aos alunos dos cursos superiores de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Licenciatura em Matemática, o projeto busca aumentar a acessibilidade comunicativa entre alunos surdos ingressantes e seus colegas ouvintes, e também possibilita diversas trocas sociais, objetivando gerar uma inclusão mais efetiva no âmbito acadêmico. Com encontros semanais de uma hora, é também feita a utilização de vídeos de estudo e de materiais didáticos, que promovem uma visão mais ampla sobre a comunidade surda, fazendo com que o projeto possua forma de construção e de participação ativa de seus integrantes através de interações e dinâmicas não só referentes à língua, mas também a identidade e cultura surda. Assim, o projeto faz com que os integrantes observem que a inclusão é algo muito necessário, tanto em meio acadêmico, profissional e pessoal. Os participantes demonstram muito interesse e motivação no decorrer das aulas do projeto, trazendo relatos e compartilhando juntamente com os demais as suas interações com a comunidade surda; tendo Libras como forma de comunicação. Assim, o projeto possibilitou não somente trocas sociais, mas também trocas comunicativas e práticas inclusivas.

Baixar arquivo PDF