Entender para explicar: a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM em foco

Autores:

  • LOUISE NASCIMENTO EVANGELISTA
  • Lisiane Zanella

Ano: 2018

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Educação

Resumo:
A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias é considerada uma das mais difíceis, sendo geralmente a que compõe a menor nota para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. O ENEM, além de avaliar o desempenho do ensino médio no país inteiro, também serve como forma de ingresso em diversas faculdades e universidades sejam públicas ou particulares, podendo compor o argumento de concorrência. Com o aumento de qualidade na educação e na concorrência, é importante que os alunos estejam aptos a enfrentar esses desafios. Nesse sentido, o projeto “Entender para explicar: a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM em foco” tem objetivo de apresentar e discutir o exame, como também através de reflexões e análises críticas de sua constituição, evidenciar a importância da leitura reflexiva. Assim como o ENEM, o projeto além de ter a extensão como seu cerne, tem também a pesquisa como parte constituinte e importante do mesmo, visto que é a partir dela que são preparadas as aulas e dinâmicas executadas. Inicialmente foi realizada uma pesquisa das provas e seus gabaritos, a fim de analisar as competências e habilidades presentes em cada questão, além de investigar quais os conteúdos mais recorrentes. Também foram pesquisados outros assuntos relacionados ao ENEM, como o SISU, PROUni, Fies e ENCCEJA. Após, os resultados foram enviados aos professores envolvidos com o propósito de embasá-los para a ministração de oficinas a estudantes do último ano do Ensino Médio Integrado e de escolas Públicas Estaduais do Litoral Norte Gaúcho. As oficinas iniciarão no mês de agosto de 2018 e seguirão até o final de outubro. No encerramento do projeto será aplicado um simulado com os alunos para apurar o desempenho dos estudantes das oficinas. Esperamos que a partir deste projeto os estudantes tenham uma melhor performance nesta área do conhecimento, com um alto índice de aprovação na avaliação. Caso o efeito desejado seja alcançado, comprovaremos que além do estudo conteudista que muitas pessoas fazem ao longo do ano como preparação, um olhar mais holístico, crítico e analítico também contribui para um bom desempenho na prova.

Baixar arquivo PDF