Por trás das cortinas: a prática extensionista no Programa Música no IFRS - Campus Osório

Autores:

  • LEONARDO PEREIRA DOS SANTOS
  • Agnes Schmeling
  • Natália da Silva Wouters

Ano: 2018

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Cultura

Resumo:
Em execução desde 2013, o programa “Música no IFRS - Campus Osório”, é reconhecido por proporcionar à comunidade do Campus Osório o acesso à educação musical, efetivando a Lei 13.278/16, e por valorizar a cultura musical como um importante elemento artístico e sociocultural, unindo os pilares institucionais (pesquisa, ensino e extensão). Atualmente, o Programa é constituído por projetos de ensino e de extensão, que ofertam atividades de educação musical: práticas musicais, vocais, dança e teatro. Para dar andamento às atividades conta com uma equipe de 27 estudantes (bolsistas e voluntários), atendendo, aproximadamente, 200 pessoas. Este relato visa explanar o funcionamento interno do Programa, atentando-se, principalmente para a articulação entre os diferentes projetos e ao papel dos estudantes responsáveis pelo gerenciamento das ações. A bolsista PIBEX e o estudante voluntário, respectivamente, têm atuação voltada a dar suporte organizacional às atividades desenvolvidas e aos demais bolsistas e voluntários da equipe, contando com a coordenação da professora de música do Campus Osório. Estes estudantes desenvolvem, continuamente, tarefas como: planejar e conduzir reuniões com a equipe, acompanhar ações dos projetos abrangidos, organizar o calendário de apresentações culturais (bem como promover e conduzir delegações a eventos com este fim), planejar e realizar a divulgação das ações, supervisionar a produção técnica e teórica da equipe, entre outras. Esta prática, acaba por resultar em diferentes formações, como a capacidade de observação, comunicação, orientação, organização e o desenvolvimento de inúmeras responsabilidades, estas que se agregam à vida musical, pessoal e acadêmica dos mesmos. Desta forma, esta estrutura permite que as ações musicais sejam realizadas com mais praticidade e organização, tendo em vista o atingimento de metas e resolução de conflitos. Por este motivo, justifica-se a explanação do funcionamento interno da ação que, historicamente, vem agregando valor e identidade cultural ao Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Osório, tornando-o referência cultural e musicalmente na Instituição e comunidade.

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