Autores:
Ano: 2018
Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Área do Conhecimento: Extensão - Educação
Resumo:
A iniciação cientifica durante o período escolar é uma atividade de suma importância para a formação de jovens pesquisadores, uma vez que fornece ao estudante a oportunidade de ter o primeiro contato com a prática da pesquisa, além da possibilidade de vivenciar a aplicação de diversos conceitos vistos em sala de aula. Por isso, é considerada uma das mais ricas experiências que um estudante pode vivenciar, pois o mesmo poderá complementar sua formação, aprimorar seu conhecimento e se preparar para a vida profissional e acadêmica. O programa Metodologia Cientifica contempla três projetos, onde dois têm como objetivo proporcionar oficinas que possibilitem os estudantes a vivenciar a aprendizagem ativa em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). O outro projeto tem como objetivo fornecer ferramentas científicas para a elaboração de um projeto de pesquisa. O programa visa atender 64 estudantes do IFRS, da rede pública e privada da cidade de Osório e de outras cidades do litoral norte gaúcho. A metodologia utilizada é composta por encontros semanais, divididos em uma breve exposição teórica sobre o assunto, seguido da prática e compartilhamento dos resultados. Nestes encontros busca-se sempre trazer os questionamentos dos participantes como forma de aprendizagem, elaborando atividades que os instiguem a levantar hipóteses, buscar conclusões através dos métodos científicos compartilhados e aplicados a cada oficina. Até o presente momento, o programa atende 16 estudantes, sendo metade composto por estudantes do IFRS Campus Osório e outra metade por estudantes da região. O projeto se fortalece com a participação dos estudantes no processo de ensino, abrindo caminhos para a difusão da ciência no contexto escolar através da realização de atividades interativas e consequentemente propiciando uma troca de saberes entre todos os envolvidos.