Uma abordagem etnorracial no ambiente escolar por meio da cerâmica

Autores:

  • Tainá dos Santos Guatimosim
  • Guilherme Henrique Barcelos Engel
  • Milene Back Juwer
  • Viviane Diehl

Ano: 2018

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Extensão - Cultura

Resumo:
O projeto Ceramicando na escola traz à tona os modos de ver e pensar a cerâmica e sua potencialidade educativa, com uma proposta para o desenvolvimento de ações compartilhadas no Sul do Brasil. O IFRS – Campus Feliz se localiza no Vale do Caí, o qual se destaca pela produção de cerâmica estrutural e oferece oportunidades de trabalho e renda para a comunidade. Neste contexto, o projeto proporciona aos estudantes uma aproximação com a cerâmica artística, de modo a viabilizar a realização teórico-prática do processo cerâmico. A abordagem no currículo escolar, referente à inclusão das relações étnico-raciais africana e indígena, que têm expressiva produção cerâmica, abarca conteúdos da história e da arte, especialmente no que tange a implementação da Lei nº 11.645/2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. Deste modo, o projeto tem por objetivo dar visibilidade a cerâmica artística, contextualizando abordagens curriculares da educação para as relações étnico-raciais africana e indígena, por meio de ações que proporcionem experiências no campo da cerâmica, no próprio espaço das escolas, ampliando o conhecimento sobre a formação do povo brasileiro com o legado intercultural que o constitui. A metodologia da proposição estético-pedagógica se desenvolve nas oficinas de modelagem e queima em fornos alternativos, palestras, exposições e eventos, especialmente, no espaço das escolas e no IFRS - Campus Feliz, com a participação de estudantes bolsistas. Ao atender as demandas da comunidade, o projeto atinge seu objetivo, divulgando a cerâmica no contexto da cultura indígena e afro brasileira, para desmistificar preconceitos que limitam esta abordagem. A receptividade e o entusiasmo dos participantes reverberam e potencializam o projeto. A avaliação se dá pela observação direta e depoimentos dos envolvidos. A cultura cerâmica e sua potencialidade educativa oportuniza uma experiência singular e sensível aos participantes, possibilita a produção de cerâmica, contribui para o reconhecimento da responsabilidade social e da interculturalidade que constitui o povo brasileiro.

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