Educação Física no ENEM: análise das questões propostas entre 2009 e 2016

Autores:

  • Andre Viera da Cunha Ramos
  • Maitê Moraes Gil

Ano: 2018

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências da Saúde

Resumo:
Ao analisarmos a história da Educação Física no país, percebemos a falta de uma identidade absoluta dessa disciplina na escola, com clareza em suas práticas, conteúdos e metodologia. Além disso, a inclusão da Educação Física no ENEM, em 2009, foi um marco importante para a disciplina. Neste sentido, o presente trabalho tem como questão norteadora: como a área de Educação Física está sendo abordada no ENEM? Temos, portanto, três objetivos principais: (i) categorizar as questões de Educação Física do ENEM de 2009 a 2016, identificando seus pontos focais; (ii) verificar se há alinhamento entre as questões de Educação Física presentes no ENEM e os PCN; e (iii) verificar se há alinhamento entre as questões de Educação Física e a competência de área 3 da matriz da prova. Para tanto, foi realizada uma abordagem qualitativa com análise documental. O primeiro passo da análise foi a leitura de todas as questões da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias de 2009 a 2016, a fim de se fazer um levantamento das questões relacionadas aos conhecimentos da área de Educação Física. Foram identificadas 53 questões cujos conteúdos podem ser associados à área. Durante a categorização, pode-se observar uma aparente associação entre os blocos de conhecimento propostos no PCN e as habilidades destacadas pelo Enem. Inicialmente, das 53 questões, tivemos um total de 17 relacionadas ao bloco 1/H11, 10 questões referentes ao bloco 2/H9 e 26 questões classificadas no bloco 3/H10. O principal aspecto a ser destacado é a diversidade dos conteúdos abordados nas questões, que vão muito além dos esportes. É possível afirmar ainda que há uma negligência em relação ao bloco 2, havendo, inclusive, edições da prova em que não houve questões dessa categoria. Por fim, pode-se analisar também que o pior momento da Educação Física durante esse período foi o ano de 2012. A partir das análises, conclui-se que é necessária a diversificação de temas abordados nas aulas de Educação Física, proporcionando momentos de formação ricos com foco no corpo e nas suas potencialidades e relações, indo além da formação para o esporte.

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