OBMEP na escola: Resolução de problemas.

Autores:

  • ALEXSANDRO SANTOS DA ROSA JÚNIOR
  • Josias Neubert Savóis
  • TAMIRES BON VIEIRA

Ano: 2018

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Extensão - Educação

Resumo:
No decorrer do projeto “OBMEP na Escola: uma preparação para as olimpíadas de matemática” foram explorados, com os alunos participantes, diversos conteúdos de matemática do ensino fundamental e ensino médio. Durante os encontros, são resolvidas questões de provas das olimpíadas de matemática de anos anteriores e todos os alunos têm antecipadamente acesso a todas as questões que seriam resolvidas, tendo assim, a oportunidade de pesquisarem e tentarem resolverem as questões com certa autonomia. Em muitos momentos os conteúdos abordados nas questões ainda não haviam sido estudados pelos alunos, principalmente os alunos que estudam em escolas de ensino fundamental da região. Mesmo com esse déficit, a metodologia de ensino desenvolvida através da resolução de problemas mostrou-se eficaz, pois possibilitou o ensino e a aprendizagem de conteúdos considerados difíceis e avançados para o nível acadêmico dos estudantes. Ao resolver essas questões, eram elaboradas breves resumos dos conteúdos, seguido da resolução do problema em questão. Este procedimento tornava possível a resolução de um problema semelhante, quando fosse necessário. Essas situações oportunizam uma reflexão sobre como explorar a metodologia de ensino resolução de problemas. O propósito deste trabalho é apresentar como funciona esta metodologia, se ela é realmente eficaz e quais os benefícios que esta prática pode oferecer aos alunos. Ao resolver um problema é possível também introduzir o conteúdo ao qual este está relacionado, desconstruindo a visão comum de que primeiro deve ser ensinado o conteúdo, para posteriormente mostrar as aplicações do mesmo. O método de resolução de problemas pode ser uma boa alternativa para o ensino de conteúdos de matemática, ajudando os alunos a desenvolverem a capacidade de aprender a aprender, instigando e encorajando os mesmos a determinarem por si mesmos as respostas desejadas. Neste sentido, aprender matemática torna-se significante quando ela está relacionada a um problema real ou um problema fictício atrativo e diferenciado, mesmo que o nível de dificuldade do mesmo seja elevado, como no caso dos problemas abordados em provas de olimpíadas de matemática nacionais e internacionais.

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