Indicativos que viabilizam o acesso e permanência de alunos surdos no Ensino Superior do IFRS Campus Osório.

Autores:

  • Simone Cazzarotto (Coorientador)
  • Aline Silva De Bona (Orientador)
  • Katiuza Freitas Ferreira (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
Este projeto aborda um estudo sobre as ações afirmativas que viabilizam o acesso e permanência de alunos surdos no Ensino Superior do IFRS Campus Osório, cujo objetivo é apresentar quais ações afirmativas viabilizam e favorecem o acesso e permanência e a conclusão dos cursos superiores de alunos surdos do Ensino Superior. Justifica-se a construção deste projeto devido a jrelevância para a comunidade surda acadêmica da Instituição, pois se faz necessário analisar o cenário atual quanto às condições de permanência dos estudantes surdos no Ensino Superior, por ser de extrema importância proporcionar uma escolaridade superior aos alunos surdos, visto que a legislação ampara o ensino de qualidade para todos e a Instituição fornece subsídios para este acesso, logo, surgiu a necessidade e o interesse em identificar quais ações afirmativas viabilizam e favorecem a permanência e a conclusão ou não dos cursos superiores dos alunos surdos do IFRS Campus Osório. A metodologia utilizada foi uma análise da pesquisa documental das ações afirmativas do IFRS, a fim de compreender como são desenvolvidas as políticas de ações afirmativas da Instituição que garantem o acesso, permanência e êxito no percurso formativo, assim como ter conhecimento da legislação que rege o atendimento aos alunos com deficiência, neste caso, os surdos. Inicialmente, percebe-se com a análise deste trabalho que há um movimento e uma preocupação pró ativos e positivos em garantir o direito a educação de boa qualidade, o acesso e a permanência com êxito de estudantes surdos do IFRS Campus Osório.

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