Autores:
Ano: 2019
Nível de Ensino: Ensino Superior
Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas
Resumo:
As mulheres predominam a classe de concluintes do ensino médio e cursos de graduação.
Contudo, nas áreas das ciências exatas, engenharia e tecnologia têm pouca representatividade.
No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus
Osório, os dados são confirmados, havendo no período entre 2011 a 2018, 16% das
ingressantes mulheres no curso superior da área de informática e 30% meninas no ensino
médio técnico integrado em informática. Por isso, esse trabalho teve como objetivo
aproximar meninas da educação básica às ciências exatas, engenharia e computação. O
público alvo são meninas, de três escolas de ensino fundamental de Osório. A metodologia
abrange atividades interativas como debates, oficinas, desenvolvimento de pesquisas e clube
de ciências que ocorrem semanalmente. Os conteúdos desenvolvidos ganham fixação através
de ferramentas digitais, conversação e práticas. Até então, foram realizadas atividades sobre
mulheres cientistas, onde cada bolsista trouxe uma cientista e sua contribuição para o mundo.
Outra atividade realizada foi sobre o Sistema Solar, onde cada estudante buscou informações
sobre os planetas, estrelas e satélites do sistema solar a fim de construir uma maquete física
respeitando as proporções de tamanho e distância. Foi desenvolvida também uma atividade
de probabilidade, onde em duplas, as meninas deveriam descobrir o código de cores uma da
outra por meio de tentativa e erro. Nessas oficinas foram trabalhados conceitos de física,
matemática, química, sociologia e história onde elas precisaram apresentar, construir,
calcular, pesquisar e interagir em diferentes situações. Ao fim de cada atividade, as meninas
notaram a evolução de suas habilidades, as quais são testadas durante o decorrer do projeto e
em rodas de conversa. Os dados apontaram o envolvimento crescente das estudantes, o que
pode ser outorgado às metodologias utilizadas, a forma de abordagem dos conteúdos e as
próprias estudantes se sentirem personagens principais do desenvolvimento de suas
habilidades e conhecimentos. Em síntese, utilizar ações interativas como estratégia de ensino
e aprendizagem é uma alternativa crescente como recurso pedagógico, pois propicia a
criatividade e participação dos estudantes em métodos para resolução de problemas. Na
próxima etapa elas darão continuidade aos projetos de pesquisa já iniciados.