ABORDAGEM HISTÓRICA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO COMO FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO.

Autores:

  • Aline Silva De Bona (Orientador)
  • Maria Teresinha Camargo De Alencastro (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
Essa pesquisa bibliográfica, visando o trabalho de conclusão de curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Básica e Profissional do IFRS – Campus Osório, busca contextualizar os conteúdos programáticos da disciplina de Química da Educação Básica de nível médio em uma perspectiva histórico-social. Partindo da análise, empírica e estatística, das dificuldades de aprendizagem do público do Ensino Médio brasileiro, especialmente nas Ciências da Natureza e na Matemática, propõe-se agregar aos conteúdos o diálogo com outras áreas do conhecimento, humanizando a visão sobre os mesmos e estabelecendo uma relação mais orgânica entre sujeito e objeto desse processo. Através do levantamento de referencial teórico e do olhar crítico sobre a prática docente, organizou-se sistematicamente os contextos históricos e as discussões filosóficas e sociológicas que permeiam os conhecimentos propostos pela disciplina, aplicando os pressupostos da interdisciplinaridade ao ensino público brasileiro. Nesse interim, se construiu como modelo um plano de aula a ser aplicado como protótipo a ser aperfeiçoado e replicado aos outros conteúdos específicos, sendo este constituído acerca da Atomística, envolvendo aspectos como valores de uma formação humana integral, como a ética e a apropriação do processo de construção do conhecimento científico. Apesar do cenário de defasagem da Educação, percebe-se que ainda há margem para expansão dos aspectos compreendidos, curricular e culturalmente, nas Ciências da Natureza. Com essa proposta, pretende-se contribuir para a formação de um cidadão autônomo, consciente e engajado no processo de construção de uma sociedade mais igualitária.

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