Autores:
Ano: 2019
Nível de Ensino: Ensino Superior
Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Exatas e da Terra
Resumo:
Será apresentado reflexões acerca de uma experiência realizada a partir de atividades desenvolvidas no segundo semestre de 2018, na disciplina de Tecnologias em Educação Matemática, do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A experiência aconteceu através de uma oficina de ensino desenvolvida a partir do conteúdo de estatística e foi implementada com estudantes do 3º ano do Ensino Médio Integrado em Informática do Campus Osório. O objetivo era oferecer uma oportunidade de prática docente aos graduandos e oportunizar aos estudantes experiências de aprendizagem mediada por recursos tecnológicos. Essa proposta justifica-se pela importância da estatística nos currículos de Ensino Médio e pela necessidade dos graduandos vivenciarem situações reais de ensino durante a sua formação. Neste sentido, propôs-se analisar a natureza das variáveis, decidir o tipo de gráfico para representá-las e como interpretar dados representados graficamente. Os dados analisados foram obtidos mediante questionário que foi aplicado com a própria turma sendo apresentados aos alunos na forma bruta. Foi solicitado que os alunos classificassem as variáveis da matriz de dados a partir dos conhecimentos prévios que possuíam. Na sequência, através de problematizações, os estudantes concluíram que a matriz de dados brutos continha bastante informação sobre a turma, mas que nem sempre era rápido obter estas informações, motivo que desencadeou a possibilidade de representar os dados utilizando gráficos. Os alunos guiaram a escolha de quais variáveis seriam combinadas e, utilizando o software Excel, construíram os gráficos correspondentes. Durante esta etapa os alunos perceberam que os gráficos são recursos visuais importantes para a apresentação de dados, mas que também são capazes de manipular informações, podendo guiar o espectador à conclusões precipitadas. Por isso, na escolha do tipo de gráfico a ser utilizado deve ser levada em consideração a natureza dos dados envolvidos e a informação que se pretende evidenciar. Assim, conclui-se que a realização da atividade foi significativa para os graduandos que puderam planejar e implementar uma oficina de ensino e também para os estudantes, sugerindo que seria importante aprofundar a temática estudada estendendo o seu desenvolvimento por um período maior de tempo.