Educação popular: Experiência vivida no projeto SACI

Autores:

  • Danize De Souza Justen (Autor)
  • Soledad Bech Gaivizzo (Orientador)
  • Ivete Wathier (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Extensão - Educação

Resumo:
O presente artigo visa relatar a experiência vivenciada como educadora voluntária no projeto Super Ação Comunitária Integrada - SACI, que é um projeto de extensão vinculado aos PAIETS, que vem se mostrando de notável importância para a formação de acadêmicos que cursam licenciatura, em virtude da prática da docência ser fundamental para a sua qualificação profissional. O projeto em questão é voltado para a Educação Popular, com foco total nas camadas populares e um projeto de inclusão. Como base deste trabalho utilizaram-se o relato de experiência de uma Educadora da área da Matemática, com intuito de analisar a experiência sentida, vivida e compartilhada pela mesma. Os relatos foram discutidos entre os autores. Ir para dentro da sala de aula enquanto ainda estudante como educadora voluntária, de acordo com a proposta do SACI, possibilitou que a Educadora percebe-se e tivesse contanto direto com a realidade da profissão que escolheu. Possibilitando entender que a prática é um tanto quanto mais complexa do que a teoria. Um projeto social deste porte possibilita aos acadêmicos, ser um educador de verdade e compartilhar seus conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação como docente. Envolver-se com a educação popular exige por parte dos educadores, uma visão aberta e ter a consciência da necessidade de construir técnicas de intervenção social com as classes populares, ações essas que ganham sentido por meio de práticas eficazes que conversem com as carências das mesmas. Seria grandioso se todos os acadêmicos que cursam Licenciatura pudessem ter este contato direto com a Educação Popular, que não apenas enriquece o currículo mas também a alma relata a educadora.

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