EDUCAÇÃO POPULAR COM MUSICALIZAÇÃO: Harmonia e Autonomia

Autores:

  • Agnes Schmeling (Orientador)
  • Wilher Welter (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Extensão - Cultura

Resumo:
Neste trabalho, o foco argumentativo estará voltado à exposição de práticas metodológicas com cerne na Educação Popular. As atividades desenvolvidas estão ligadas à ação de extensão “Música na Escola – Prática e Reflexão”, do IFRS – Campus Osório, em parceria com a EEQEM Santa Teresinha. O objetivo geral das atividades realizadas é: desenvolver e exercer a musicalidade, verificando a aplicabilidade de uma metodologia de educação pautada nos pressupostos da Educação Popular. As atividades ocorrem durante oficinas de musicalização, com foco na composição de arranjos que valorizem as potencialidades dos participantes. O público atingido com o projeto é distinto, pois a turma é composta por alunos de diferentes idades e períodos letivos, incluindo um docente da instituição onde as oficinas ocorrem. Como mencionado anteriormente, algumas importantes premissas da Educação Popular estão incorporadas à metodologia de ação das oficinas, pautadas principalmente nas concepções de educação dos pensadores brasileiros Paulo Freire e Moacir Gadotti. Como pressuposto epistemológico da proposta metodológica em questão, há a prioridade por uma relação dialógica em seu estado bruto, assim como um desenvolvimento consciente dos sujeitos envolvidos nas atividades, possibilitando uma prática reflexiva constante. Os resultados apresentados ao longo das oficinas denotam uma possibilidade de construção metodológica bastante eficaz, capaz de colaborar significativamente com os processos de ensino e aprendizagem dos sujeitos.

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