Surf salva: um projeto social esportivo que proporciona autonomia e cidadania a seus participantes.

Autores:

  • Aline Silva De Bona (Orientador)
  • Felipe Ferreira (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
O surfe é um esporte que vem crescendo no País desde a década de 60. A recente inclusão deste esporte como modalidade experimental nas Olimpíadas de Tóquio 2020 e o sucesso dos atletas brasileiros no contexto profissional deste esporte são fatores motivacionais que contribuem para o aumento desta prática. Este estudo debruçou-se sobre o trabalho de um Projeto Social Esportivo de nome Surf Salva, que acontece no Litoral Norte Rio Grande do Sul, e utiliza a prática do surfe como uma ferramenta de transformação social num ambiente de educação não formal. O problema de pesquisa utilizado foi “como um projeto social esportivo pode proporcionar autonomia e cidadania a seus participantes?” Esta pesquisa se justifica, pois, possibilita analisar os possíveis resultados apresentados pelos instrutores e jovens participantes do Projeto, e de que forma esse processo ocorre, considerando o mesmo como uma ferramenta educacional não formal, que ocorre em espaço não escolar, e que pode contribuir para a formação de cidadãos. O objetivo deste trabalho foi encontrar as possíveis contribuições do projeto para a construção de autonomia e cidadania de seus participantes, utilizando como aporte teórico principal o livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire. A metodologia utilizada foi a de Grupo Focal, através de entrevistas em grupo e individuais. Foram analisadas as falas do instrutor principal e criador do Projeto, além de relatos de alunos matriculados. Os resultados apontaram para uma influência positiva das atividades sobre as construções acerca da autonomia e cidadania dos participantes, os alunos perceberam mudanças em seus comportamentos, maior percepção sobre as responsabilidades com a natureza e com o próprio corpo, construção de conhecimentos em outras áreas e criação de laços afetivos estabelecidos entre os instrutores e participantes nos momentos de socialização oferecida pelo Projeto, através dos momentos oferecidos para que o aluno construa sua autonomia e assim, exerça a cidadania com responsabilidade.

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