CURTA IFRS: PROPORCIONANDO NOVOS OLHARES ARTÍSTICOS

Autores:

  • Matheus Viana Stein (Autor)
  • Bruno Serra Acosta (Orientador)
  • Davi Pereira Dall´Agnol (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
Os livros, jornais, manuais explicativos e até mesmo os sermões bíblicos se transformaram ao longo dos tempos, tanto na sua forma, quanto na maneira como as pessoas os utilizam. Na era digital, com a evolução da internet, praticamente o mundo inteiro está conectado na ponta dos dedos, desta forma surge nas pessoas o desejo e a facilidade de consumir histórias, entretenimento, tutoriais, entre outros, tudo instantaneamente. Além disso os receptores podem se transformar em produtores de conteúdo, criando, produzindo, montando e publicando através da internet suas informações e opiniões. A diminuição dos custos envolvidos em uma criação audiovisual vem permitindo que, cada vez mais práticas educativas engajadas nas causas sociais se apropriem da tecnologia de processamento digital de imagens e sons, colocando tal tecnologia a serviço do ser humano, porém agora não só em textos, mas em um formato que engloba o áudio gravado e a captação de imagens em movimento, o vídeo. Surge, uma produção massiva de conteúdo audiovisual, e o desejo de aperfeiçoar suas produções. Na educação, os filmes e vídeos não servem mais apenas para serem apreciados, porém agora com o avanço da tecnologia e da facilidade de capturar imagens em movimento e som, essas produções podem ser realizadas pelos alunos, gerando conhecimento em todas as fases, desde o processo de pesquisa de assunto, produção textual (roteiro) para montagem, produção, gravação, montagem e exibição. O projeto surge com este objetivo, transformar alunos em diretores das suas idéias, incitando a criação de roteiro, produção e finalização de um curta para mostras em festivais e em âmbito escolar. Coordenado pelo técnico em audiovisual do campus, os bolsistas finalizaram o curta “Porta 42” totalmente rodado pelo alunos e com orçamento reduzido, condizente com a realidade da maioria das produções cinematográficas brasileiras. A teoria deu a base, mas foi entre um “rec” e outro que o processo de troca de conhecimento se consolidou. Portanto, o projeto citado é um avanço significativo em quesitos culturais na escolaridade dos alunos, principalmente por disseminar a arte, e apresentar um lado artístico onde poucos tem real contato, instigando um novo olhar para o cinema.

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