Programa + Educação Física

Autores:

  • Maria VitÓria BÜhler (Autor)
  • Gabriel Silveira Pereira (Coorientador)
  • Mariana Afonso Ost (Orientador)
  • VitÓria Cordeiro Ramos (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências da Saúde

Resumo:
O presente texto constitui-se como um relato de experiência referente ao Programa + Educação Física, desenvolvido no Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. O Programa visa proporcionar aos estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, práticas da cultura corporal de movimento, ampliando assim as vivências no/do componente curricular Educação Física. Pode-se dizer que a proposta atua como uma espécie de “guarda-chuva” das ações da área da Educação Física promovidas a partir dos Projetos “Equipes Esportivas do Campus Osório” e “Dança, Campus Osório!”, além de abrigar eventos relacionados ao componente curricular. Apresenta-se como justificativa para a criação do referido Programa a necessidade de ampliar a oferta de práticas de lazer e esporte aos estudantes, sendo também uma importante tentativa de suprir a ausência da Educação Física nos Cursos Técnicos Integrados ao longo dos 3º e 4º anos. Ressalta-se que, por se tratar de uma proposta em andamento, apenas resultados parciais podem ser evidenciados, a exemplo do êxito na promoção do “V Torneio de Páscoa”, competição esportiva de caráter recreativo e de integração; da promoção de evento em comemoração ao “Dia Mundial da Dança”; e do sucesso de organização da transmissão dos jogos da Seleção Brasileira de futebol feminino pela Copa do Mundo no auditório do Campus, espaço que promoveu debate sobre a participação das mulheres no esporte e importantes momentos de reflexões que emocionaram à comunidade escolar. Cabe destacar que as ações mencionadas foram desenvolvidas no primeiro semestre letivo. Para o segundo, estão previstas outras atividades, como o “Plantão + Educação Física”. Este, visa proporcionar aos estudantes práticas de atividade física e de lazer no turno inverso das aulas. Diante do exposto, salienta-se que o Programa tem sido importante para a formação dos estudantes bolsistas e voluntários, envolvidos no protagonismo das ações, bem como na integração dos participantes, cumprindo, assim, seu objetivo de oportunizar vivências diversificadas da cultura corporal de movimento no Ensino Médio Integrado, tendo em vista que se estima que os projetos e as ações do programa contemplam a maioria dos estudantes de Nível Médio da Instituição.

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