Pieces of Knowledge: uma revisão sistemática sobre flashcards

Autores:

  • Patrícia Da Silva Campelo Costa Barcellos (Coorientador)
  • Guilherme Pereira Nunes (Autor)
  • Lucas Pinheiro Alves (Autor)
  • Augusto Weiand (Orientador)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Exatas e da Terra

Resumo:
O projeto de pesquisa Pieces of Knowledge, tem por objetivo a implementação de um ambiente baseado em flashcards para auxílio no aprendizado, assim, este trabalho descreve uma revisão sistemática da literatura que analisou a metodologia de flashcards de modo a validar parte da proposta do projeto. Após a definição da sistematização foram coletados 89 artigos, sendo que destes, 28 foram analisados em virtude dos critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. O objetivo principal desta revisão consistiu na averiguação da eficácia e disseminação desta metodologia para o ensino de quaisquer disciplina, assim como sua utilização em formato digital. Um flashcard tradicional consiste basicamente em um papel pautado onde são anotados pontos importantes para a memorização de conteúdos, porém a utilização com viés educacional é proposta de uma maneira diferenciada. Existem diversas formas de utilizá-los, e uma delas consiste em um questionamento em uma das faces do papel e, na outra, a resposta. Além disso, outra metodologia consiste em escrever termos-chave da matéria em uma face e a explicação sobre eles na outra. Pode-se constatar através de diversos autores, como Difrancesca et. al. (2016) que, quando os estudantes realizam aprendizagem auto regulada, buscam diversas abordagens de fixação de conteúdo, dentre elas, flashcards e notecards demonstraram índices de assertividade em exames e na assimilação do conteúdo proposto interessantes. Contudo, também foi possível perceber que, por mais que a tecnologia esteja no cotidiano, existe uma tendência a utilizá-la com práticas baseadas no modelo centrado no professor como transferência de conhecimento e não como metodologia ativa, assim como propõe os flashcards (Heitink et al., 2016). Por fim, pode-se constatar que sim, a metodologia de flashcards é eficaz no ensino, principalmente de línguas estrangeiras. Apesar de diversas evidências apontarem para a utilização de flashcards no ensino, poucas são as que descrevem sua utilização em meios digitais. Adicionalmente, destaca-se que a proposta inicial apresentada no projeto de pesquisa é pertinente quanto a utilização de flashcards para o ensino através de um ambiente virtual de aprendizagem.

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