Intervenções pedagógicas no processo de leitura de textos matemáticos

Autores:

  • Bruno Moisés Amaro (Autor)
  • Victoria Moraes Ramos (Autor)
  • Gabriela Fontana Abs Da Cruz (Orientador)
  • Luís Henrique Leiria Pinheiro (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
Muitos estudantes do Ensino Médio do IFRS - Campus Restinga, em sua maioria do primeiro ano, possuem dificuldades ao ler e interpretar os enunciados das atividades trabalhadas na disciplina de Matemática, o que provavelmente se deve a um ensino precário que tiveram em sua antiga escola. Isso acaba acarretando na não resolução dos problemas matemáticos e, consequentemente, dificulta o processo de aprendizagem dos conteúdos posteriores por falta de uma base adequada de conhecimento. Por isso, este trabalho busca auxiliar esses estudantes. E, para o cumprimento desse objetivo, foram adotados como métodos: elaborar sequências didáticas que auxiliem no desenvolvimento e no aprimoramento da compreensão leitora de textos e enunciados matemáticos; implementar as sequências didáticas semanalmente em atendimentos adicionais de reforço; e, por fim, analisar os resultados das intervenções. Primeiramente, os professores de matemática do campus foram procurados para obter-se informações das dificuldades mais comuns encontradas pelos estudantes ao realizarem as atividades. Com essas informações em mãos, os bolsistas, juntos de sua orientadora, reuniram-se diversas vezes para discutir os motivos desses impasses e o que poderia ser feito para superá-los. Foram descobertos padrões nas dificuldades enfrentadas, tais como empecilhos causados por termos específicos frequentemente usados nos textos da disciplina, o que pode indicar o desconhecimento do significado dessas palavras. Além disso, foram identificados os conteúdos que parecem causar mais dificuldades aos alunos. O reconhecimento desses padrões serviram para fazer um direcionamento mais preciso na preparação das atividades, que foi o foco durante o primeiro semestre do ano. Os atendimentos ministrados pelos bolsistas estão previstos para iniciarem no segundo semestre. Eles serão oferecidos aos alunos indicados pelos professores de Matemática. Com isso, é esperado que, ao longo dos atendimentos, os alunos possam aproveitar as horas extras de estudo e, assim, conseguir ultrapassar suas dificuldades na disciplina.

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