Um estudo sobre números racionais

Autores:

  • Aline Silva De Bona (Orientador)
  • Tiago Belloli Agliardi (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Exatas e da Terra

Resumo:
Este resumo é resultado de uma monografia apresentada no curso de Pós-graduação do IFRS/Osório, intitulada “Trabalhando com números racionais a partir da perspectiva de uma turma do 2° ano do Ensino Médio”. Dos objetivos, a ideia central foi observar e mapear a percepção dos alunos em relação ao conteúdo de números racionais. Um conteúdo inserido no contexto escolar desde os anos iniciais do Ensino Fundamental seguindo até o final do Ensino Médio, que se faz presente no dia a dia das pessoas, em compras, provas de certames, divisão de objetos... O trabalho se norteia pela visão de teóricos da Educação Matemática, dos PCN’s, livros didáticos, estudos já realizados na área sobre a temática e Paulo Freire. A metodologia consistiu em um estudo qualitativo de grupo focal. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de um questionário com cinco questões, explorando os números racionais nas suas diferentes formas. A partir do questionário, o pesquisador escolheu alguns alunos para realizar entrevistas. Nela os alunos foram questionados de maneira informal, sobre como pensaram para resolver as questões. Dos resultados encontrados cabe destacar que os alunos possuem conhecimentos acerca dos números racionais, porém, de maneira bem fragmentada. Isso pode ser um indício de um ensino pautado pelo exercício massivo sem uma significação e contextualização. O ensino de matemática precisa se transformar para fazer sentido e emancipar os alunos como cidadãos conscientes e atuantes em sociedade.

Baixar arquivo PDF