O CELL enquanto um espaço de diálogo entre teoria e práticas de ensino-aprendizagem de línguas e literaturas

Autores:

  • Mateus Da Rosa Pereira (Orientador)
  • Amanda Souza Dos Santos (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Ensino - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
O Centro de Ensino de Línguas e Literaturas (CELL) do campus Osório do IFRS tem funcionado há aproximadamente um ano e meio no sentido de promover a relação entre teoria e práticas de sala de aula e fortalecer as práticas de ensino de línguas e literaturas do curso de Licenciatura em Letras, considerando que a teoria pode enriquecer-se com a prática, podendo até reformulá-la (DOLZ, 2009). O CELL conta com dois bolsistas de ensino, que organizam e desenvolvem atividades para que os alunos do curso de Letras e do ensino médio possam desenvolver suas habilidades linguísticas, visando resolver defasagens e promover a permanência discente. A infraestrutura do laboratório, que contém acervo com mais de 700 livros especializados, jogos didáticos produzidos pelos alunos de Letras e computadores para pesquisa e realização de atividades, é organizada para potencializar os melhores resultados pedagógicos resultantes das atividades e práticas de ensino dos componentes curriculares e projetos relacionados ao ensino de línguas, cultura e literaturas desenvolvidos no campus. O presente trabalho tem como principal objetivo refletir sobre as atividades realizadas pelo CELL desde sua implantação, concentrando-se em duas ações: (a) as Dicas do CELL, e-mails enviados para a comunidade do campus referentes aos estudos de línguas e literaturas com o intuito de auxiliar os estudantes e aproximá-los do nosso centro de ensino; (b) os workshops de língua e cultura ministrados pelos bolsistas nas dependências do campus, que exploram temas pertinentes à comunidade acadêmica por meio de dinâmicas de exposição e debates. Neste ano, foram realizados três workshops, sendo eles: “A imigração chinesa no Canadá”, “Videogames que auxiliam no aprendizado do inglês” e “A imigração japonesa no Brasil e a inserção do Haicai na literatura brasileira”. Pode-se concluir que o CELL configura-se como uma peça-chave no processo de formação de futuros docentes de línguas e literaturas, no sentido de se constituir como um locus diferenciado para a realização de atividades voltadas às práticas de sala de aula, contribuindo de forma efetiva para a qualidade da formação inicial de professores e a permanência dos estudantes no campus Osório.

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