A importância do conceito de Relacionamento Interpessoal no Projeto Pedagógico do Curso Tecnólogo em Processos Gerenciais do Instituto Federal do Rio grande do Sul

Autores:

  • Luciano Andreatta Carvalho Da Costa (Orientador)
  • Claudia Simone Cordeiro Pelissoli (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
Este trabalho discute a importância do conceito de Relacionamento Interpessoal estar presente nos projetos pedagógicos do curso Tecnólogo em Processos Gerenciais ofertados nos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Justifica-se porque este conceito está previsto no perfil do curso e do egresso nos projetos pedagógicos do curso dos cinco campi analisados que ofertam este curso na instituição pesquisada. O problema que conduz este estudo é: Que aspectos ressaltam a importância do conceito de Relacionamento Interpessoal estar presente nos projetos pedagógicos do curso Tecnólogo em Processos Gerenciais? A motivação para esta análise parte do referencial teórico de projeto de pesquisa de mestrado profissional em educação, em que se fazem reflexões sobre este conceito voltado para a educação de nível superior. O Relacionamento Interpessoal vem se destacando como uma habilidade social que valoriza a atuação profissional não somente na área da administração. Entende-se que, por meio da educação, é possível incentivar um futuro profissional mais humanizado, apropriado de amplos aspectos sociais positivos e/ou conflituosos que permeiam o cotidiano, pois nos relacionamos com pessoas todos os dias. Desta forma, o objetivo desse trabalho é apontar aspectos que evidenciem a importância das relações interpessoais, além da formação técnica e profissional. Como metodologia, realizou-se uma revisão bibliográfica com base no conceito de Relacionamento Interpessoal aliado à educação de nível superior, ressaltando a importância da qualificação técnica, mas, ao mesmo tempo, convidando a refletir sobre conceitos como habilidade social, assertividade, desempenho social, empatia, competência social, conscientização, interação social, diálogo, talento gerencial, entre outros. Um dos resultados apontam a impossibilidade de admitir o ensino predominantemente técnico/cognitivo, desprezando seus aspectos afetivo e interpessoal na atualidade. Desta forma, acredita-se que educação em tempos de globalização pode aliar propósitos acadêmicos e profissionais com habilidades interpessoais para ampla formação dos estudantes do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais. Palavras-chave: Relacionamento Interpessoal, formação profissional, ensino superior.

Baixar arquivo PDF