Uma metodologia alternativa para a prática do primeiro estágio

Autores:

  • Lisandro Bitencourt Machado (Orientador)
  • Leonardo Pospichil Lima Neto (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Exatas e da Terra

Resumo:
O Estágio Supervisionado ao Ensino de Matemática I é o primeiro contato dos alunos da Licenciatura em Matemática com a docência, e tal disciplina é de extrema importância, pois é neste momento que efetivamente teremos contato com a prática docente, bem como seus desafios e realizações. Este trabalho tem por objetivo apresentar as experiências do autor na sua prática do primeiro estágio e também uma reflexão dos respectivos resultados. No estágio, o autor teve bastante liberdade por parte do professor supervisor, o que possibilitou que o mesmo fizesse o uso de metodologias pouco usuais na escola atual. As metodologias aplicadas foram baseadas em jogos matemáticos e resolução de problemas, onde os alunos foram organizados em quartetos que foram mantidos durante todas as aulas do período de docência. Tais metodologias foram adotadas a fim de criar e aprimorar o raciocínio lógico, indutivo e dedutivo, gerando criticidade e criatividade, criando a capacidade de adaptação a diversas situações e fomentando a coletividade e o coleguismo. No primeiro momento houve relutância por parte dos alunos a metodologia do professor estagiário, principalmente no tocante da organização em grupos. As primeiras aulas tiveram um caráter mais dinâmico, com atividades mais concretas e jogos. Contudo é impraticável que todas as aulas tenham esse viés, e logo nas primeiras expositivas dialogadas, eles questionaram quanto ao “jogo da aula”. Mas ao longo do estágio, eles adaptaram-se ao sistema proposto, apresentando um comportamento mais calmo durante as aulas expositivas. A metodologia mostrou resultados durante o período de estágio em dois momentos, no primeiro, um aumento da cooperatividade entre os alunos, quando se auxiliaram a completar os cadernos para apresentação de atividades, e na apresentação de um problema, em que eles deveriam expor a resolução para os colegas, onde cada grupo apresentou uma resolução diversa, construída pelos mesmos, e em alguns casos, utilizando outras estratégias matemáticas. A metodologia aplicada gerou um comportamento mais constante nos alunos, tanto nas aulas expositivas quanto nas dinâmicas, mostrando assim que a metodologia escolhida pelo autor foi além dos objetivos esperados.

Baixar arquivo PDF