Utilização de TICs para complementar a aprendizagem de Língua Inglesa I e II no Curso de Letras do IFRS Campus Osório

Autores:

  • Maria Fernanda Cwik Dos Santos (Autor)
  • Amanda Souza Dos Santos (Autor)
  • Isabel Cristina Tedesco Selistre (Orientador)
  • Bruna Luiz Dos Santos (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
Os alunos matriculados nas disciplinas de Língua Inglesa I e II no Curso de Letras do IFRS Campus Osório são aprendizes de nível iniciante em inglês (aqueles com nível mais avançado prestam prova de certificação e são dispensados de cursar essas disciplinas), ou seja, são alunos com pouco conhecimento de gramática e de vocabulário e com baixo desempenho nas quatro habilidades – leitura, escrita, fala e compreensão oral. Levando em conta o perfil desses alunos e o fato das disciplinas ocorrerem somente uma vez por semana, temos como objetivo pesquisar TICs/Tecnologias de Comunicação e Informação - materiais disponíveis online - que possam complementar a aprendizagem do idioma, oportunizando atividades diversificadas fora da sala de aula. O trabalho será desenvolvido da seguinte forma: (1) levantamento dos conteúdos das ementas das disciplinas; (2) análise dos livros-texto adotados para coleta de vocabulário; (3) busca de material online para aprendizagem dos pontos de gramática e dos tópicos de vocabulário; (4) seleção de material para o desenvolvimento das quatro habilidades considerando o conteúdo pertinente às disciplinas; (5) organização de todo o conteúdo reunido (título do link; breve apresentação do conteúdo; link), seguindo a ordem das ementas. O material coletado será disponibilizado no site do CELL (Centro de Estudos de Língua e Literatura) do IFRS Campus Osório. Até o momento, foram realizadas as etapas 1 (análise do conteúdo das ementas); 2 (coleta do vocabulário nos livros-texto) e 3 (seleção de material online para aprendizagem de gramática e vocabulário). Nas etapas 1 e 2, reunimos os tópicos a serem estudados, na etapa 3, elaboramos critérios para avaliação do material online a ser analisado. Na continuidade da pesquisa, esperamos aprofundar nossa investigação de modo a compilar um material qualificado para as necessidades dos alunos de Língua Inglesa I e II.

Baixar arquivo PDF