CORAL JOVEM: DANDO VOZ A JUVENTUDE

Autores:

  • Agnes Schmeling (Orientador)
  • André Da Rocha Souxa (Autor)
  • Adrian Gabriel Keller Dos Santos (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
O ‘Coral Jovem do IFRS, campus Osório’ é um projeto de ensino vinculado ao programa ‘Música no IFRS, campus Osório’. Desenvolvido desde 2013, a sua realização é justificada pela grande procura e participação dos alunos do EMI e pelo diálogo estabelecido com a comunidade externa, por meio das apresentações. O projeto tem como objetivos: desenvolver habilidades músico-vocais dos participantes; complementar a disciplina de música oferecida no EMI; montar um espetáculo musical apoiado na temática da juventude. Atualmente conta com um bolsista PIBEN e seis estudantes voluntários, tendo como orientadora a professora de música. Os ensaios são realizados semanalmente, nas quintas-feiras, das 12h15min às 13h30min e, quando necessário, há ensaios extras. Atualmente o coro conta com 75 participantes. Desde 2018 o trabalho está direcionado a montagem de um espetáculo voltado à temática da juventude, contemplando canções que expressam os sentimentos e dão voz aos participantes (‘Terra de Gigantes’, ‘Marvin’, ‘Já Sei Namorar’, Sem Nome Mas Com Endereço’, ‘Eu Me Lembro’, ‘O Sol e a Lua’, ‘Triste, Louca ou Má’, ‘O Tempo Não Pára/Não Recomendado’ e ‘Cálice’). O espetáculo tem como objetivos: proporcionar um ambiente de debates e de manifestação da juventude a partir da temática proposta; criar uma ponte de debates dentro e fora do ambiente escolar. Sendo assim, queremos refletir, a partir de um questionário de abordagem quanti-quali, aplicado via formulário do ‘Google Forms’, aos integrantes do coral de 2019, do por quê participam do coral; se a temática juventude/seu repertório é interessante e por quê; se o projeto tem um papel social importante dentro do ambiente escolar; se o coralista se sente livre para ele ser ele mesmo e se sente-se representado dentro do espetáculo. Assim, de acordo com o questionário aplicado, 89,4% dos coralistas responderam que o tema abordado é pertinente na conjuntura atual do nosso país, demonstrando a importância sócio-cultural que é impactado com as escolhas do repertório; 85,1% sentem-se livres para ser eles mesmos e representados dentro do espetáculo, pois é estimulado pelos temas centrais do cotidiano juvenil e a diversidade que é apresentada pelas diferentes culturas dos integrantes do coral.

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