Reflexões sobre a abordagem didática dos causos gauchescos em livros do PNLD

Autores:

  • Mateus Da Rosa Pereira (Orientador)
  • SÍlvio LuÍs Sobral De Oliveira (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
Este trabalho é um desdobramento do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado O gaudério conta histórias: o causo de Silva Rillo e Simões Lopes Neto, desenvolvido no curso de Licenciatura em Letras do IFRS - Campus Osório. A pesquisa realizada concentrou-se em um gênero literário extremamente popular no Estado do Rio Grande do Sul: o causo gauchesco. O causo gauchesco se caracteriza por ser uma narrativa curta, que se aproxima de gêneros orais como a piada e também do próprio conto (COSTA, 2009). Por conta do caráter identitário e da popularidade que o gênero literário em questão carrega, percebe-se os benefícios de desenvolver práticas de leitura com causos. Além disso, há outros motivos que embasam o estudo do causo gauchesco num contexto de sala de aula como, por exemplo, a importância cultural de explorar e divulgar a produção literária de autores que façam parte do contexto geográfico em que o aluno está inserido, uma vez que tal condição aumenta a contextualização do conteúdo literário. Diante disso, uma pesquisa bibliográfica se fez necessária com o objetivo principal de analisar como e com que frequência o gênero causo, em especial o gauchesco, e os autores do RS são abordados em livros didáticos do ensino médio. Foram pesquisadas quatro coleções do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) do triênio 2018-20. As coleções analisadas foram: Ser Protagonista (BARRETO, 2016), Novas Palavras (AMARAL, 2016), Linguagem e Interação (FARACO, 2016) e Contexto, Interlocução e Sentido (ABAURRE E ABAURRE, 2016). Os resultados da pesquisa apontam a baixa representatividade de autores gaúchos em livros didáticos, ao passo que o gênero causo não é trabalhado em nenhuma das coleções analisadas. É fato conhecido que o livro didático é um material de grande importância para construir relações de ensino-aprendizagem, pois funciona como um guia de conteúdos e de seleção de leituras para muitas instituições de ensino. Dessa forma, é fundamental que docentes façam tal diagnóstico e complementem os conteúdos do livro didático com textos e autores que promovam discussões sobre a cultura gaúcha, sendo o causo um gênero que possibilitaria essa contextualização literária, identitária e cultural.

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