Autores:
Ano: 2019
Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Área do Conhecimento: Ensino - Linguística, Letras e Artes
Resumo:
A necessidade de realizar um projeto de ensino de música para alunos surgiu frente à falta de professores, de infraestrutura e de incentivo à educação, percebemos que os alunos são altamente afetados por esses problemas, apresentando grande desânimo em relação aos estudos e à escola. Nossa proposta foi desenvolver três oficinas- oficina de violão, instrumentos de sucata, ciência na música- utilizando a música como centro.
Quando refletimos sobre o ensino de música na escola, desejamos mais do que ensinar a tocar um instrumento musical, desejamos aprimorar os conhecimentos dos estudantes sobre questões que envolvem os conhecimentos gerais aplicados, como: matemática, física, anatomia, artes e o desenvolvimento baseado na associação da música com outras linguagens.
O projeto tem como objetivo despertar no aluno o gosto pelo aprender musical, fazendo com que se engaje no processo de ler, pensar, criar, aprender, socializar e se divertir com isso.
As etapas do projeto:
Oficina de Violão: Visa o ensino dos fundamentos básicos da teoria musical para uma boa interpretação musical, compreensão das partituras, cifras, acordes, notas e do instrumento em questão. A escola abraçou o projeto e disponibilizou materiais, como: violões, materiais de anotação, computadores e projetor multimídia.
Instrumentos de Sucata: Os alunos serão levados à informática da escola e pesquisarão sobre a estrutura dos instrumentos musicais e como montá-los e, então, os mesmos irão produzir instrumentos a partir do conhecimento adquirido usando material reciclável. A oficina tem potencial de desenvolver outras habilidades, vendo que a construção de um instrumento pede noções de matemática, física e habilidades baseadas em conceitos de artes.
Ciência na Música: Na oficina serão trabalhadas - noções de música como notas e partituras - a aplicação da ciência na música, tendo lições sobre o conceito de som, ondas, frequência, anatomia e física no canto e lógica.
Como resultados podemos observar que essa experiência nos possibilitou obter maior conhecimento sobre a realização de projetos, mais sabedoria e outro olhar sobre assuntos que tínhamos certo domínio, a convivência com os alunos e maior interação com a comunidade. Estamos tendo uma experiência como docente algo transformador para a equipe e para os participantes.