Projeto SIG Litoral

Autores:

  • Pablo Guilherme Silveira (Coorientador)
  • Ricardo De Sampaio Dagnino (Orientador)
  • Douglas Wesley Pires Sarmiento (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
O Projeto SIG Litoral tem por objetivo gerar um Sistema de Informação Geográfica (SIG) de acesso público acerca da região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Este projeto busca facilitar o acesso ao conhecimento geográfico, provendo materiais para o uso em sala de aula nos diferentes níveis de ensino, para futuras pesquisas, para o desenvolvimento de políticas públicas e também para a população como um todo. Atendendo uma demanda da comunidade local, foi realizado prioritariamente o mapeamento das instituições de ensino básico, fundamental e médio existentes no Litoral Norte. A delimitação desta região para este mapeamento foi dada através do Conselho Estadual da Educação do Estado do Rio Grande do Sul (CEED), a qual inclui os municípios de Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Mostardas, Morrinhos do Sul, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Riozinho, Rolante, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-lá. Os dados sobre as instituições de ensino (tais como endereço, coordenadas, se é rural ou urbana, se é particular ou pública e etc.) foram filtrados a partir de materiais disponibilizados pela Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC) e pelo Censo Demográfico Escolar de 2018 do INEP. Estes dados foram trabalhados no programa ArcGIS, onde passaram por uma revisão ao realizar o mapeamento. A partir deste mapeamento, foi possível observar inconsistências, como a troca dos valores de latitude e longitude e instituições com coordenadas localizadas em outros municípios ou sem coordenadas. O material, após revisado, pôde ser processado em produtos cartográficos contendo um panorama inicial a respeito das instituições de ensino do Litoral Norte, evidenciado a importância desta construção científica para o fornecimento de uma base de informações geográficas precisa e de fácil compreensão.

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