O Ensino Religioso na educação básica: reflexões sobre o currículo formal e real nas escolas públicas municipais de Osório (Rio Grande do Sul)

Autores:

  • Roberta Dos Reis Neuhold (Orientador)
  • Beatriz Bittencourt De Aguiar (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
Uma das competências para o Ensino Religioso no Ensino Fundamental afirma a necessidade de compreensão, valorização e respeito às demais filosofias de vida em meio ao ambiente que o estudante está inserido (BNCC, 2017). Nesse contexto, complementada pela Lei n° 9.475/97, que versa sobre o respeito à diversidade cultural religiosa na educação, sem proselitismo, encontra-se na cidade de Osório/RS uma problemática no arquivo e organização da documentação pública desta área do conhecimento. Além da escassez nos estudos sobre a prática da matéria, incluindo os conteúdos trabalhados e quem são os professores que a ministram. A inexistência de dados concretos e específicos impossibilita investigações acerca da eficiência desse componente curricular para os estudantes, bem como o entendimento da mesma por parte da população. Este trabalho objetiva, justamente, coletar e analisar dados acerca do Ensino Religioso nos anos finais das escolas públicas na cidade de Osório/RS, bem como produzir, em perspectivas nacionais, estaduais e municipais, linhas do tempo e mapeamentos sobre os registros históricos pesquisados. O processo metodológico se divide em três etapas: a primeira, já em desenvolvimento, recorre à pesquisa documental, tendo como fontes leis, diretrizes curriculares, planos de ensino, materiais didáticos, além de índices de desenvolvimento da educação básica. A segunda prevê observação das aulas e construção do perfil dos professores da disciplina nas sete escolas públicas municipais de Osório com a matéria em questão, juntamente, com recolhimento de dados em cadernos de aula e entrevistas com diretores e equipes pedagógicas. Na terceira, ocorrerá análise de dados quanti-qualitativos com comparações entre os diferentes níveis do currículo: o formal, o real e o oculto, seguida da divulgação das informações à comunidade. Como resultados parciais, desenvolveu-se: uma linha do tempo da legislação brasileira, pretendendo-se expandi-la com a variação histórica curricular do ensino religioso; análise dos documentos didáticos educacionais brasileiros; e o mapeamento dos professores. As próximas técnicas de investigação serão observações das aulas e entrevistas com professores para avaliação na prática do componente curricular. Assim, conclui-se a relevância do trabalho na comunidade, acerca de superar a falta de resultados efetivos e a desinformação da população sobre o ensino religioso.

Baixar arquivo PDF