Braille Básico

Autores:

  • Giane Silva Santos (Orientador)
  • Victor De Lucena Santos (Autor)
  • Jean Gustavo Benetti Da Rosa (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Educação

Resumo:
O projeto Braille Básico, desenvolvido no campus Osório entre os meses de abril e junho de 2019, teve como objetivo principal oportunizar aos participantes do mesmo o contato com o alfabeto tátil usado pelas pessoas com deficiência visual para leitura e escrita bem como fazê-los experienciarem algumas vivências frequentes destas pessoas. Entre estas atividades estavam o contato e produção de material adaptado, prática de atividades lúdicas de orientação, mobilidade e percepção, uma viagem técnica ao centro de tecnologia assistiva do IFRS, na cidade de Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, entre outras. Também foram realizadas conversas a respeito de muitas outras experiências constantes na vida de pessoas cegas ou com baixa visão, entre elas a educação, locomoção, acessibilidade em espaços públicos, entre diversas outras pautas de relevância notável. Entre os participantes, estavam alguns estudantes do campus Osório, tanto do ensino médio quanto do superior, bem como pessoas da comunidade externa, principalmente alunos da UERGS, que cursam a faculdade de pedagogia na instituição e se preparam para a carreira como educadores. Após os 10 encontros, foi realizada uma avaliação da aprendizagem dos alunos, que levantaram muitos pontos positivos, bem como acréscimos em suas formações graças a participação no projeto, que tornou-se uma vivência importante para eles, os mesmos estavam nitidamente mais familiarizados com o mundo de uma pessoa com deficiência ao término das aulas. Vale destacar também o retrospecto da ação fora do campus, tendo em vista a participação de pessoas da comunidade externa, fazendo com que o projeto ganhasse repercussão principalmente dentro do município de Osório. No final do ano passado já havia sido realizada outra edição do curso, porém, esta se deu na modalidade ensino e não contou com pessoas externas ao campus, mas que serviu como base para a edição deste ano, que apresentou melhoras em todos os quesitos.

Baixar arquivo PDF