Autores:
Ano: 2019
Nível de Ensino: Ensino Superior
Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas
Resumo:
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa voltada a História Social da Informática, buscando entender como os artefatos computacionais são apresentados na imprensa, mais especificamente através de propagandas em circulação no Brasil entre as décadas de 1960 e 1980.
Conforme Tania de Luca (2006) e Marivalda Barbosa (2007), a Imprensa faz parte da cultura material de uma sociedade, sendo dotada de valores sociais e culturais. Ela tem influência sobre as interpretações que a sociedade busca dar as informações que são passadas pelos meios de comunicação, ao mesmo tempo que elas são influenciadas pelas crenças e interesses dessa sociedade. Assim, temos interesse em saber como os computadores foram apresentados à sociedade brasileira, valendo-se da Imprensa como uma fonte disponível para interpretação. O que fazer com um computador? Como essas inovações tecnológicas impactam? A partir da Imprensa, especificamente por meio de propagandas em grandes jornais de circulação, tem-se oportunidade de entender como se procederam essas informações. Destaca-se que a pesquisa é importante, pois permite conhecer mais sobre como as tecnologias eram interpretadas, influenciando na própria aprendizagem da Informática de maneira crítica.
Os objetivos relacionados à pesquisa se descreviam como sendo: pesquisar acervos digitais em jornais relacionados ao projeto, fazendo a análise dos documentos obtidos na pesquisa de modo a compreender como estas temáticas eram apresentados à sociedade.
Tendo em vista que a pesquisa ainda encontra-se em andamento, obteve-se como resultados parciais a construção de uma base de dados com dados publicitários das empresas SERPRO e DATAPREV relacionadas com a informática brasileira, onde a partir das análises foi-se ressaltada uma constante preocupação nacionalista por parte destas empresas, tendo em vista o contexto histórico em que encontravam-se, além da adoção de um panorama tecnocrata em suas abordagens publicitárias.