Lógica na Escola

Autores:

  • Kelen Berra De Mello (Orientador)
  • Eduardo Dani Perottoni (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Educação

Resumo:
A lógica é uma importante ciência que permite a organização das operações de razão do pensamento humano e auxilia no desenvolvimento do raciocínio, concentração e da ordem das ideias e juízos. Está presente em muitas atividades cotidianas e nas mais diversas áreas do conhecimento. Observando a importância do contato com esse saber desde os primeiros níveis de ensino, o projeto Lógica na Escola, tem como objetivo usar a lógica para melhorar o desempenho na disciplina de matemática e índices das escolas a nível da Prova Brasil. Além disso, objetiva estimular o raciocínio lógico dos alunos em todas as áreas, com a criação de materiais concretos e incentivo aos professores, para que façam uso dessa prática em sala de aula. O projeto ocorre em duas escolas municipais de ensino fundamental: Angelina Sassi Comandulli e Professora Ilda Clara Sebben Barazzetti, ambas em Caxias do Sul, e atua na preparação dos professores, de oficinas e atividades de lógica. Os materiais e jogos são desenvolvidos no Laboratório de Matemática do IFRS Campus Caxias do Sul e, depois de pesquisados, são confeccionados pelos bolsistas e orientador. Após elabora-se um roteiro de atividade e apresenta-se o mesmo para o professor titular, que aplica em suas aulas com o acompanhamento do bolsista. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão também é notável característica do projeto, que une preparação de atividades no campo da lógica (ensino), ligação com as escolas e seus atores: professores, direção, etc. e conhecimento da realidade das instituições de ensino do entorno cidade (extensão). Ao final do projeto espera-se produzir artigos científicos e um livro com roteiros das atividades e efeitos do projeto (pesquisa) que fecha essa relação indissociável. Como resultados destacam-se a melhoria dos alunos na resolução de problemas, evolução na aprendizagem, principalmente na disciplina de matemática, e o aumento no nível de interesse dos discentes nos estudos. As oficinas desenvolvidas com o foco na formação dos professores e o contato dos jovens com exercícios lúdicos para o desenvolvimento eficiente de seu conhecimento se mostram muito efetivos e grandes auxiliares no aperfeiçoamento e avanço do ensino matemático e da construção lógica.

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