Aplicação de “Scratch” em estudantes do 9º ano para construção da lógica de programação

Autores:

  • Flavia Twardowski (Orientador)
  • Eduarda Cumerlatto Ferreira (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Engenharias

Resumo:
Com a tecnologia em crescente desenvolvimento aprender lógica de programação pode ter muitas utilidades, desde capacitação para o mercado de trabalho até utilização para ensino em sala de aula. O estudo de programação desenvolve raciocínio lógico, estimula a criatividade e promove a capacidade de resolução de problemas. Tendo em vista o projeto que atende meninas de escolas da rede pública do 9º ano do ensino fundamental de Osório por meio do Edital do CNPq Meninas nas Ciências Exatas, computação e engenharia, esse trabalho tem como objetivo proporcionar às estudantes vivenciar a aprendizagem prática através da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) para que as mesmas despertem o interesse pela área das ciências exatas. A metodologia ocorre por meio de encontros semanais divididos em exposição teórica seguido de prática e compartilhamento dos resultados. Para iniciar a alfabetização das meninas em quesito computacional foi utilizado o Scratch, uma linguagem de programação desenvolvida pelo Media Lab do MIT com o intuito de ensinar programação para individuos a partir dos oito anos de idade. Em virtude da interface do Scratch ser bastante intuitiva notou-se que as estudantes tiveram bastante facilidade para se adaptarem a linguagem e assim passaram a colocar em prática suas habilidades de lógica e criatividade na elaboração de uma pequena história animada. Utilizar Scratch como ferramenta, além da compreensão de programação, faz também com que as estudantes absorvam conceitos matemáticos como variáveis e coordenadas de forma muito mais lúdica que em sala de aula. O uso de exercícios interativos é uma estratégia de ensino-aprendizagem muito cativante, visto que permite criar situações as quais motivam os estudantes a desenvolver métodos que solucionem problemas, estimulando sua criatividade e pró-atividade.

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