Dança, Campus Osório

Autores:

  • Agnes Schmeling (Coorientador)
  • Mariana Afonso Ost (Orientador)
  • Andressa Da Cunha Borsatto (Autor)
  • Luisa Matos Da Silva Barbosa (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências da Saúde

Resumo:
A prática da dança não se trata apenas da aquisição de habilidades motoras, ela tem por finalidade desenvolver as potencialidades humanas e suas relações com o mundo. Assim, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência do projeto de ensino "Dança, Campus Osório!". Ele caracteriza-se como uma ação complementar ao Ensino Médio Integrado do Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, que oportuniza a prática da dança, da expressão corporal e a familiarização dos estudantes a diversos ritmos e estilos musicais. Tem buscado suprir a falta de oferta de variedade de manifestações artísticas no EMI, bem como refletir sobre a importância da dança para o desenvolvimento da compreensão das habilidades corporais, cognitivas e sociais aos envolvidos. O público-alvo do projeto é composto por estudantes do cursos técnicos integrados ao ensino médio. Os encontros ocorrem semanalmente, às quartas-feiras, no intervalo entre turnos, com duração de uma hora. As práticas são conduzidas por duas bolsistas remuneradas e uma voluntária com experiência anterior em dança. Atualmente, participam da proposta frequentemente 10 estudantes. Como resultados preliminares, observa-se, a partir dos relatos dos participantes, melhora da disposição para realizar as atividades do dia a dia, aumento do interesse pelo universo da dança e ainda, constataram a melhora em relação aos aspectos gerais de sua saúde física e mental. Ainda, merece destaque que os encontros tornam-se momentos em que os estudantes têm para divertir-se, manifestar seu talento artístico e liberar a sobrecarga de provas e trabalhos que afetam no seu bem estar. Logo, o projeto vem oportunizando aos participantes a possibilidade de aprender a expressar-se criativamente através de seu corpo, relacionar-se com os pares e ainda traz benefícios à formação dos bolsistas envolvidos que protagonizam o projeto inspirando os participantes. Porém, reconhecemos que, apesar de ser um projeto em sua primeira edição, necessita ser amplamente divulgado buscando assim ampliar ainda mais a participação dos estudantes.

Baixar arquivo PDF