FORMAÇÃO PROFISSIONAL INICIAL DOS DOCENTES DE MATEMÁTICA A PARTIR DOS PROJETOS POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE ENSINO A DISTANCIA DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL

Autores:

  • Ednei Luís Becher (Orientador)
  • Greice Caroline Da Silva Velho (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Extensão - Educação

Resumo:
Nos últimos anos é crescente a reflexão sobre a formação docente, esta questão surgiu com força na segunda metade do século XX, por causa das transformações na sociedade que fizeram com que houvesse várias modificações no ambiente escolar, em um cenário de tantas mudanças educacionais, sendo assim, cresce a compreensão do papel do professor e sua formação, em quase todos os estudos mostra-se a relação entre a formação do professor e sua prática docente. A partir de leituras sobre a “Formação de professores” dos autores Fiorentini, Moreira, Freire, Shullmann, Nacarato, Peters, entre outros, todos trouxeram textos que me instigaram a pensar sobre o tema, a pensar quanto à formação de profissionais no ensino à distância e ensino regular são frágeis, digo “frágeis” por se tratar de formação de pessoas que passarão seus conhecimentos a outras, justamente o que me motivou a escrever sobre o tema. Este projeto de pesquisa sobre a formação dos professores irá analisar o Projeto Político Pedagógico dos cursos EAD de Licenciatura em Matemática, cursos ofertados no Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul para comparação de dados com o referencial teórico, o estudo será direcionado nas práticas didáticas, nos Projetos Político Pedagógicos, nos saberes docentes e a formação profissional, o estágio na formação de professores, que serão avaliados e analisados conforme fundamentação teórica, se estes cursos trabalham em cima da formação pedagógica destes futuros profissionais ou não.

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