O QUE DIZEM OS DADOS EDUCACIONAIS SOBRE OS MUNICÍPIOS DO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL

Autores:

  • Ednei Luís Becher (Orientador)
  • Alberto Mayer Remião (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
A avaliação é a forma pela qual os professores, gestores, pais e também os próprios estudantes acompanham o desenvolvimento do seu processo de aprendizagem. Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa em desenvolvimento que visa localizar e sistematizar dados referentes a avaliação nas escolas do litoral norte do Rio Grande do Sul. Neste recorte, são trazidos os dados referentes a primeira etapa desta busca, o que consiste em um revisão bibliográfica sobre avaliação em sala de aula e/ou em larga escala, em periódicos publicados no estado do Rio Grande do Sul. Mesmo com o pouco tempo de desenvolvimento da pesquisa já foi possível realizar uma análise bibliográfica completa da revista Acta Scientiae, onde foram buscados os termos: Avaliação escolar, avaliação externa, ensino ou aprendizagem de matemática no litoral norte do Rio Grande do sul. Foram analisados todos os artigos disponíveis no website da revista, analisando inicialmente o título, o resumo e as palavras chave. No total analisou-se 542 artigos em 19 volumes do periódico, publicados entre os anos de 1999 e 2019. Posterior a localização dos artigos pertinentes estes foram descarregados e organizados em uma biblioteca, na qual foram agrupados pelas características comuns e relacionadas aos objetivos da investigação. Por fim, os artigos identificados foram lidos na integra e analisados, buscando separá-los e categorizá-los de acordo com a temática abordada, objetivos, forma de investigação, referencial teórico e resultados. Foram encontrados 13 artigos, sendo todos eles relacionados à avaliação, quer seja de sala de aula ou avaliação externa e, nenhum artigo abordando o ensino ou aprendizagem de matemática no litoral do norte do Rio Grande do Sul. Isto traz à tona a importância desta pesquisa, já que o campus Osório do IFRS tem um curso de Matemática – Licenciatura. Os passos seguintes a serem desenvolvidos consistem na ampliação da revisão bibliográfica em outros periódicos da área de Ensino editados no Rio Grande do Sul para, depois de concluída esta parte, dar-se andamento a análise dos dados da região obtidos através das avaliações externas realizadas pelo Inep.

Baixar arquivo PDF