LÍNGUA E IMAGINÁRIO: A CONCEPÇÃO DE LÍNGUA DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Autores:

  • Ingrid Gonçalves Caseira (Orientador)
  • Natally Lauthart (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
O presente trabalho constitui um estudo sobre o imaginário de língua de professores formados em Letras ( português) que trabalham com a língua portuguesa em suas aulas. Os objetivos desta pesquisa visam refletir sobre o que os discursos destes educadores têm a nos dizer no que se refere ao imaginário de língua construído por eles durante a vida acadêmica e a docência. Além disso, ao longo do trabalho serão discutidas questões que dizem respeito à influência da mídia no imaginário social e a forma como os PCN’s ( Parâmetros Curriculares Nacionais) abordam o ensino de português. Para isso foram analisados, a partir da perspectiva da Análise de Discurso francesa, de Michel Pêcheux, sequências discursivas retiradas dos textos produzidos pelos professores. Tais textos são comentários críticos sobre a notícia “Mec lava as mãos no caso dos livros com erros” retirada do site do jornal O globo. As reflexões acerca destes comentários mostram que, ainda hoje, o imaginário de língua que considera adequado somente o ensino tradicional sem dar espaço para as todas variedades da língua está presente no discurso dos docentes e isso traz consequências para o ensino, as quais serão problematizadas ao longo deste trabalho. Palavras-chave: Imaginário. Língua. Discurso. Ensino. Professores.

Baixar arquivo PDF