Razão e paixões na moralidade em Hume

Autores:

  • Franco Nero Antunes Soares (Orientador)
  • Lorenza Pabst Botton (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas

Resumo:
A presente pesquisa está diretamente ligada à área da Filosofia e tem como objeto a teoria ética do filósofo escocês David Hume. O objetivo principal da pesquisa é compreender como as relações entre razão e paixões condicionam a produção de um caráter louvável e de ações virtuosas – ou, em outras palavras, como Hume concebe as condições da ação moral humana a partir das relações motivacionais entre razão e paixões. A explicação das condições segundo as quais razão e paixões influenciam a produção de ações representa uma tentativa de se responder ao seguinte problema: a produção de um caráter virtuoso está ao alcance de todas as pessoas? A pesquisa é relevante porque promove a investigação crítica sobre um problema central da Ética a partir de um dos filósofos que orientam a discussão contemporânea sobre teorias psicológicas da motivação humana. Em oposição a Hume, Kant sustenta que a razão humana é capaz de se autodeterminar livremente, por dever, em oposição às inclinações da sensibilidade, dos afetos ou paixões. Hume defende que os seres humanos não podem agir sem a presença e a influência das paixões. De acordo com seus objetivos, a metodologia será exploratória. Em relação aos procedimentos técnicos, desenvolver-se-á uma pesquisa bibliográfica baseada na interpretação textual a partir da análise e da interpretação crítica de argumentos. Como fontes primárias, serão utilizadas as seguintes obras de Hume: “Uma investigação sobre os princípios da moral” e trechos selecionados do “Tratado da natureza humana”. Como parte da bibliografia secundária, serão utilizados textos sobre a filosofia humeana, temas de filosofia da mente, ética, metaética e psicologia moral. Os resultados parciais indicam que a produção de um caráter louvável é limitada pelo temperamento e pela educação segundo Hume. Esta pesquisa é movida pela convicção de que a ética e o pensamento crítico estão intimamente conectados à educação integral e à formação de cidadãos responsáveis e autônomos.

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