Pré-IF: preparando novos conhecimentos

Autores:

  • Eduardo Dani Perottoni (Autor)
  • Maira Gazzi Manfro (Autor)
  • Jefferson Haag (Orientador)
  • Eduardo José Menegotto (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Educação

Resumo:
A Constituição Federal de 1988 assegura em seus artigos que é direito de todos os cidadãos o acesso ao ensino público gratuito e com padrão de qualidade. O IFRS, como instituição que cumpre o seu perfil educacional, oferta a cada ano diversas vagas aos interessados em entrar na instituição, a qual devem passar por um processo seletivo. Podemos depreender que a seleção por prova ao ingresso numa instituição pública de ensino é um método que proporciona em diversos momentos desigualdades entre as diferentes condições educacionais dos seus candidatos. Desta forma, o projeto Pré-IF do IFRS Campus Caxias do Sul tem por objetivo oportunizar o acesso aos conhecimentos exigidos na prova de ingresso do IFRS. Esta ação iniciou-se no ano de 2016, onde os alunos do campus iam as escolas ofertar as aulas preparatórias, tendo uma pausa em 2017 e voltando em 2018 com um novo modelo, onde os alunos entravam no IFRS Campus Caxias do Sul e aproveitam da sua estrutura durante dois finais de semana. Em 2019 uma nova metodologia está sendo adotada, onde primeiramente há o mapeamento de alunos interessados das redes de educação básica da cidade de Caxias do Sul e região para a implementação de duas aulas semanais com os conteúdos propostos nas quatro áreas de conhecimento abrangidas na prova. Estas aulas são ministradas por monitores e alunos interessados, assim promovendo o vínculo interno da instituição com a comunidade. Neste processo há o desenvolvimento e a pesquisa de materiais educacionais, proporcionando neste projeto a integralização do ensino, pesquisa e a extensão. O curso preparatório tem como objetivo ofertar aulas nos meses de setembro e outubro e no mês de novembro proporcionar uma educação intensiva ao processo seletivo, com a realização de simulados e atividades integralizadoras para promover o aprendizado rápido. Desta forma, o projeto se destaca como uma oportunidade tanto aos alunos participantes quanto aos discentes da instituição, que trabalharão em conjunto e promoverão o desenvolvimento de valores, aprendizados e conhecimentos.

Baixar arquivo PDF