Autores:
Ano: 2019
Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Exatas e da Terra
Resumo:
De acordo com dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(IDEB), nenhuma das três últimas edições da Prova Brasil, que analisa a qualidade do
ensino brasileiro, atingiu a média esperada para as séries finais do Ensino
Fundamental. Neste sentido, este projeto foi desenvolvido para estimular o uso de
tecnologias digitais na educação, priorizando o raciocínio lógico e o pensamento
computacional, a fim de contribuir para o aprendizado dos alunos concluintes do
Ensino Fundamental. Com isso, contribui-se para um melhor desempenho na
interpretação de enunciados pelos participantes, através de oficinas que promovem a
inclusão digital, envolvendo jogos lúdicos e atividades diferenciadas do tradicional,
onde cada aluno é estimulado a pensar de forma criativa e formular hipóteses para
atingir os objetivos propostos. Diversos trabalhos já foram realizados com propósito
semelhante: (Sousa et al., 2018), (Mattos et al., 2018), (Gomes et al, 2015), (Schoeffel
et al., 2015) e (Andrade et al., 2016). Mas este, destaca-se por atender
especificamente a demanda do Litoral Norte Gaúcho. O projeto iniciou em 2017, e já
passou por diversas modificações. No ano de 2019, as oficinas foram planejadas em
duas modalidades, incluindo ou não o uso de computadores, para que assim, mais
escolas possam participar, independente da necessidade de recursos digitais. As
plataformas adotadas para as atividades são computacional.com.br (Computacional,
2019) e code.org (Code, 2019). Nas oficinas sem computadores são realizadas
atividades com jogos que requerem uma sequência lógica de passos, usando setas,
para inicializar o estudante na programação básica. Já nas oficinas com computadores
a programação em blocos foi escolhida. O projeto já contabilizou a participação de 15
instituições, oferecendo 19 oficinas e atendendo 307 participantes, desde sua criação.
Como resultado, observou-se uma melhoria de até 35% na compreensão de
enunciados pelos participantes, além de motivá-los a participarem do processo
seletivo do Ensino Médio Técnico Integrado do IFRS Campus Osório, chegando a uma
adesão de 24% no ano 2018. Então, o projeto tem atingindo seus objetivos, permitindo
a integração dos estudantes com a comunidade, proporcionando uma melhoria na
capacidade de interpretação de enunciados pelos participantes, causando impactos
diretos no cotidiano de todos os envolvidos.