Autores:
Ano: 2019
Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Área do Conhecimento: Ensino - Ciências da Saúde
Resumo:
Este texto consiste em um relato de experiência do projeto de ensino “Equipes Esportivas do Campus Osório”, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo promover o esporte educacional, na qual o processo de treinamento e superação de desafios é a principal meta. Para esse fim, prepara os/as estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do campus Osório para participarem
de competições esportivas locais e regionais, através de
treinamentos semanais que ocorrerem na Vila Olímpica da cidade de
Osório-RS. Nesse ano, o projeto possui 75 estudantes que participam nas seguintes modalidades:
Atletismo, Basquete, Futsal, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez, nos naipes feminino e masculino. Possui três bolsistas remunerados e sete estudantes voluntários que desenvolvem suas atividades junto aos professores de Educação Física. Entre os resultados preliminares do projeto, pode-se afirmar que muitos estudantes revelam prazer em fazer parte das equipes esportivas, visto que tem a oportunidade de desenvolver habilidades além das esportivas como cognitivas e sociais. Porém, fica evidente a dificuldade na frequência e permanência no projeto, pois sabe-se que grande parte dos estudantes residem em diferentes cidades do litoral, logo o deslocamento fica prejudicado. Ainda, a falta de estrutura física na própria instituição para a realização dos treinos faz com que os estudantes tenham que se deslocar, em turno oposto às aulas, até o local emprestado para realização das atividades. Associado a isso, outro entrave é o fato das aulas ocorrerem em dois turnos na instituição, fazendo com que os treinos para os estudantes da manhã e da tarde sejam separados impossibilitando reunir as equipes em um só treino. Salienta-se que, por ser um projeto em andamento, somente resultados parciais podem ser apresentados, a exemplo das primeiras colocações conquistadas nas competições na qual estiveram presentes nesse primeiro semestre letivo. Por fim, evidencia-se que apesar das dificuldades e desafios para compor e manter as equipes, obteve-se bons resultados nas competições, internas e externas ao IFRS, mas principalmente, evidencia-se que foi na construção dessa trajetória e na superação dos desafios que o participantes do projeto crescem.