Projeto ComunicAção: protagonismo dos jovens na divulgação do Campus Osório

Autores:

  • Richard William Pott Espíndola (Autor)
  • Bruno Serra Acosta (Coorientador)
  • Gabriela Silva Morél De Oliveira (Orientador)
  • Gabriela Bocchese Garcez (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Comunicação

Resumo:
Para as instituições, a comunicação com os seus públicos de relacionamento (steakholders) é dever fundamental para sobrevivência e reconhecimento social. No âmbito das organizações públicas, é ferramenta que pauta suas ações pela transparência e ética e, consequentemente, forma uma imagem positiva. Sabendo disso, os setores de Comunicação e Audiovisual criaram, em 2016, o projeto de extensão “ComunicAção: do campus para a comunidade”. O objetivo é divulgar, em programas de vídeo na internet, conhecimentos e ações produzidas no IFRS – Campus Osório por setores, núcleos e pelas áreas de ensino, pesquisa e extensão. O projeto possui atualmente três bolsistas do ensino médio integrado e uma bolsista do ensino superior. A orientação é da jornalista Gabriela Morél e do técnico em audiovisual Bruno Acosta. Integra o ‘ComunicAção’ três programas: Campus Osório Notícias, EEPA e Café com Pipoca. O ‘Notícias’ contempla em formato jornalístico atividades, eventos e ações realizadas. O EEPA (Ensino, Extensão e Pesquisa em Ação) é destinado à divulgação, pelos bolsistas, dos projetos do tripé ensino-pesquisa-extensão. O Café com Pipoca é uma proposta de entretenimento que apresenta de forma dinâmica e descontraída filmes, séries, e jogos (cultura geek, pop e nerd de modo geral). Todos os programas são divulgados no Facebook do projeto e no canal do YouTube do campus. A novidade de 2019 é a criação de um perfil do projeto na rede social Instagram, que possui grande utilização por adolescentes e jovens - maioria dos estudantes do campus. Os vários formatos disponíveis para divulgação de conteúdo, como stories e transmissões ao vivo, e os recursos divertidos como stickers, emojis e filtros, possibilitam um contato mais próximo e descontraído entre instituição e público. Outro destaque dessa edição é o maior protagonismo dos bolsistas, que tornaram-se responsáveis por todo o processo: da captação das imagens, criação dos textos, realização de entrevistas, montagem do estúdio, edição dos vídeos, e até de sua divulgação nas redes sociais. Além de dar mais autonomia e dinamismo aos estudantes, estimulando a proatividade dos mesmos, esse protagonismo proporciona um aprendizado técnico diferenciado quanto à utilização das câmeras, controle de som, escrita de matérias jornalísticas e de roteiros.

Baixar arquivo PDF