Direitos Humanos: Importância de Oficinas Preparatórias e Estudos Estratégicos no III IFMUNdi

Autores:

  • VictÓrya Leal Altmayer Silva (Autor)
  • Roberta Dos Reis Neuhold (Orientador)
  • Isadora Horst Bitencourt (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas

Resumo:
Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre o projeto de ensino “IFMUNdi - Promovendo debates, produzindo conhecimento no IFRS - Campus Osório”, sobretudo sobre a sua etapa formativa. Inspirado nos Modelos da Nações Unidas (MUNs), o projeto tem como intuito estimular reflexões sobre temas atuais, além de desenvolver a oratória e a vivência prática dos estudantes em questões diplomáticas. A primeira simulação do ano de 2019 - denominada Fórum Global - teve como tópico central “Mudanças Climáticas: Desafios para a Implementação de Energias Renováveis”. Por meio dela, estudantes do ensino médio integrado com o técnico, inscritos como delegados, simularam a defesa dos interesses dos países que representavam. A justificativa para a simulação centra-se na necessidade de incentivar o pensamento e desenvolvimento de ideias sobre questões como sustentabilidade e direitos humanos. Os debates sobre direitos humanos, além de serem entendidos como fundamentais para o projeto são também essenciais na promoção do pensamento crítico, pois auxiliam na reflexão e consequentemente na superação de dificuldades sociais, tornando-se, assim, imprescindíveis na construção de um futuro melhor. Para que houvesse compreensão a respeito dos objetivos e do funcionamento das Nações Unidas, foram criados espaços formativos, como o Comitê de Estudos Estratégicos, os quais visavam, principalmente, a aprendizagem e o estudo sobre o momento histórico no qual a Organização consolidou-se, sua estrutura, normas etc. Para este mesmo fim, foram também elaboradas Oficinas Preparatórias, tratando de assuntos que fornecessem subsídios para a atuação dos participantes do Fórum Global, como, por exemplo, energias limpas, jornalismo e estratégias de mediação e negociação. As Oficinas ocorreram em formato de palestras, foram abertas ao público e, em alguns casos, contaram com a participação de especialistas no assunto. Os resultados obtidos até o momento foram bastante satisfatórios, foi possível observar a capacidade dos estudantes de posicionarem-se frente a determinadas situações e de formularem acordos. Como conclusão, dá-se ênfase à importância de debates na construção de ideias e à necessidade da aprendizagem de questões relacionadas aos Direitos Humanos.

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